Livros infantis levam educação de trânsito para as escolas públicas - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Livros infantis levam educação de trânsito para as escolas públicas

Cerca de 400 crianças da educação infantil da rede pública de ensino participaram do lançamento da coleção Trânsito Seguro nesta segunda-fei...

Cerca de 400 crianças da educação infantil da rede pública de ensino participaram do lançamento da coleção Trânsito Seguro nesta segunda-feira (30). A série de livros infantis foi desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e será distribuída como material didático nas escolas públicas.

Didática e ricamente ilustrada, a coleção é composta por três livros infantis: Eu, PassageiroEu, Ciclista, e Eu, Pedestre. Seu principal objetivo é introduzir a temática do trânsito na educação infantil.

“A coleção visa apoiar os esforços de conscientização do público infantojuvenil, representando um presente oferecido pelo Detran aos professores de educação infantil. O livro ‘Eu, Passageiro’ destaca a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para essa faixa etária. ‘Eu, Ciclista’ aborda a utilização segura da bicicleta, uma vez que essa faixa etária está começando a pedalar. Por fim, ‘Eu, Pedestre’ ressalta que todos nós somos pedestres”, explica a diretora de Educação no Trânsito, Paula Nunan.

Nunan informa que todas as escolas de educação infantil e bibliotecas públicas receberão o material didático. “Estamos contribuindo para a redução das estatísticas e promovendo conscientização nas escolas, uma vez que as crianças são nossos multiplicadores. Este material é notável e inclusivo, apresentando personagens diversos, incluindo uma criança albina, um japonês e uma criança negra, demonstrando a diversidade que o Detran deseja levar às escolas públicas, mostrando que todos nós fazemos parte do trânsito”, destaca a diretora.

Diversão e ludicidade

Aline Campos, coautora da coleção Trânsito Seguro: “Os livros são lúdicos, coloridos e interativos, com um formato que lembra quebra-cabeças, permitindo que as crianças absorvam esse conhecimento de maneira leve e divertida”

Aline Campos, analista de atividades de trânsito e coautora da coleção, destaca a ludicidade dos livros, que facilitará a transmissão de conhecimento pelos professores, pais e familiares às crianças. “Os livros são lúdicos, coloridos e interativos, com um formato que lembra quebra-cabeças, permitindo que as crianças absorvam esse conhecimento de maneira leve e divertida”, enfatiza.

“Estamos contribuindo para a redução das estatísticas e promovendo conscientização nas escolas, uma vez que as crianças são nossos multiplicadores. Este material é notável e inclusivo”
Paula Nunan, diretora de Educação no Trânsito

Durante o lançamento, as crianças participaram de diversas atividades, como um circuito de kart infantil, o teatro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e contação de histórias.

Para a coordenadora e professora do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II, Ylana Soares, apesar da temática já ser trabalhada dentro de sala de aula, o material e o dia de ensinamento promovido facilitará o aprendizado dos pequenos. “Trabalhamos o trânsito no dia a dia e acredito que começar a fazer um trabalho de conscientização desde pequenininhos, seja sobre a faixa de pedestre ou os sinais de trânsito de maneira diferenciada e lúdica, é um diferencial. Agora, com esse material de apoio, será muito importante para o nosso trabalho”, destaca.

Caso as escolas da rede pública tenham interesse em receber a coleção, basta entrar em contato com o Departamento de Educação de Trânsito. O departamento também desenvolve o programa Detran nas Escolas, que leva a educação de trânsito por meio da literatura infantil. A distribuição dos livros é feita nas escolas de forma gratuita, basta que as instituições enviem um e-mail para direduc@detran.df.gov.br.

Fonte Agência Brasília

Nenhum comentário