Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI de SP com Covid-19 - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI de SP com Covid-19

A cartunista Laerte Coutinho, 69 anos, está internada na UTI do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, após te...

A cartunista Laerte Coutinho, 69 anos, está internada na UTI do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, após ter sido diagnosticada com Covid-19. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (26), pela família.

"A condição piorou lentamente e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos", afirma a nota.

Em nota, o filho, Rafael Coutinho, informou que a artista está internada desde o dia 21 de janeiro. Em uma publicação no Twitter na última sexta-feira (22), Laerte contou a seguidores que havia contraído o coronavírus.

Segundo boletim do Incor, Larte "permanece consciente e comunicativa, em tratamento medicamentoso e com suporte ventilatório não invasivo, por meio de cateter de alto fluxo". 

A expectativa é de que a cartunista permaneça na UTI por, no mínimo, mais uma semana. A família agradeceu a todos os "que mandaram mensagens de apoio e carinho, se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas".

Fãs e amigos se mobilizaram nas redes sociais desejando forças e plena recuperação à cartunista. 

Biografia

Laerte Coutinho nasceu na capital de São Paulo, em 1951. Quando estudava na Escola de Comunicações e Artes da USP, criou a revista experimental Balão, em 1972, com o cartunista Luiz Gê. Também colaborou com periódicos como O Pasquim, Correio Braziliense e Zero Hora.

Em 1974, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e participou da campanha eleitoral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) produzindo material de campanha. 

Nos anos 80, se firmou no grupo de cartunistas mais premiados nas artes gráficas brasileiras. Na década de 90, atuou como roteirista na Rede Globo em programas como TV Pirata e Sai de Baixo.

Em 2004, Laerte aprofundou o engajamento de suas produções em temas relacionados aos direitos humanos, gênero e sexualidade. Ao mesmo tempo, refletia sua própria identidade de gênero. Em 2009, aos 57 anos, Laerte Coutinho se declarou transgênero.

Em 2017, protagonizou o primeiro documentário original da Netflix no Brasil, "Laerte-se", que retrata a trajetória da artista brasileira.

Boletim do Incor

"A cartunista Laerte Coutinho (69), encontra-se internada no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) desde o dia 21 de janeiro último, com quadro de Covid-19 em evolução há 14 dias. 

Na manhã desta terça-feira (26), ela foi transferida para a UTI Respiratório do Instituto, onde permanece consciente e comunicativa, em tratamento medicamentoso e com suporte ventilatório não invasivo, por meio de cateter de alto fluxo. 

Responde pelo tratamento clínico da paciente o pneumologista Prof. Dr. Carlos de Carvalho, diretor da UTI Respiratória do InCor e professor titular de Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). 

Novo boletim médico será divulgado nesta quarta-feira (27), a partir das 14h." 

Fonte CNN Brasil