Na Semana do Meio Ambiente, entre 7 e 13 de junho, será possível reciclar peças sem condições de uso. Confira o calendário e os endereços Na...
Na Semana do Meio Ambiente, entre 7 e 13 de junho, será possível reciclar peças sem condições de uso. Confira o calendário e os endereços
Na Semana do Meio Ambiente (entre 7 e 13 de junho), Brasília vai receber seis pontos (veja abaixo) para o descarte correto de resíduos eletrônicos. A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos. A entrega será feita no modelo drive-thru (sem sair do carro e seguindo o protocolo para evitar a disseminação da covid-19) entre 10h e 16h.
A ação ‘Drive-thru sustentável Brasília 2021’ é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil, pela OSC Programando o Futuro, e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedict) do DF, em parceria com diversos órgãos governamentais.
Reciclotech
A ação faz parte do Reciclotech, programa do GDF, gerido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens recebidos sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.
E-lixo
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.
Reciclagem de REEE ou e-lixo é um desafio da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos prejudicam o meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site da entidade, é possível ter acesso a informações sobre a geração destes resíduos e baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico.
Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 27 pontos de entrega voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.
Serviço:
Fonte Agência Brasília