Bombeiros aprovam projeto de reforma do Cine Itapuã - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Bombeiros aprovam projeto de reforma do Cine Itapuã

O Cine Itapuã, do Gama, está mais próximo de ser entregue à população. Os bombeiros aprovaram os projetos para reforma da edificação. A Secr...

O Cine Itapuã, do Gama, está mais próximo de ser entregue à população. Os bombeiros aprovaram os projetos para reforma da edificação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) fez as adequações solicitadas e demonstrou a titularidade do espaço e a distância exigida entre o prédio e as lojas vizinhas. Agora, estão em fase de elaboração os documentos necessários para a licitação e o orçamento (pesquisa de preços).

“O Cine Itapuã é muito mais que um espaço de projeção de filmes. É um polo cultural que pode abrigar shows, espetáculos. A reforma dessa verdadeira relíquia cultural significa o resgate de um tempo em que o Gama foi referência em cultura fora do tradicional Plano Piloto”
Bartolomeu Rodrigues. secretário de Cultura e Economia Criativa

O próximo passo é a elaboração do projeto básico para o processo licitatório, sob a responsabilidade da área de arquitetura da secretaria. Em seguida, é elaborada a pesquisa de preços e se inicia a captação de recursos para a obra. Só depois de superadas essas etapas, pode ser iniciado o processo licitatório para escolha da empresa que vai executar a reforma.

Nessa quinta-feira (29), o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, reuniu-se com a administradora do Gama, Joseane Feitosa, e com o Conselho Regional do Gama. A arquiteta responsável pelo projeto básico da reforma, Sandra Furlan, apresentou a planta baixa aprovada pelos bombeiros. Ela esclareceu que a ideia de manter um espaço que funcione como cinema e receba espetáculos e shows fez com que se levassem em conta pareceres de consultores dessas áreas.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, e a administradora do Gama, Joseane Feitosa, comemoram a reforma do Cine Itapuã | Fotos: Fotos Caio Marins/ Secec

O secretário comemorou a aprovação dos bombeiros e garantiu que os problemas como a inclinação do terreno, o tamanho do palco, saídas de emergência e acessibilidade para o público e os artistas estão resolvidos. “Em cima da antiga estrutura – que é segura – temos um projeto totalmente novo”, disse. Ele disse ainda que o foyer do Itapuã será uma atração à parte. “Será um espaço nobre, onde poderão acontecer lançamentos de livros e exposições”, previu.

A administradora do Gama destacou que a revitalização do Cine Itapuã vai beneficiar, inclusive, os comerciantes das redondezas. “Um espaço novo e atraente fomenta o comércio e estimula o consumidor”, enfatizou.

Fechado desde 2005, o Itapuã foi transferido para a gestão da Secec em 2021, depois de anos de abandono. “O Cine Itapuã é muito mais que um espaço de projeção de filmes. É um polo cultural que pode abrigar shows, espetáculos. A reforma dessa verdadeira relíquia cultural significa o resgate de um tempo em que o Gama foi referência em cultura fora do tradicional Plano Piloto”, reforça Bartolomeu Rodrigues.

Com informações da Secec

Nenhum comentário