Resgate cultural da cana-de-açúcar é ressaltado em evento - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Resgate cultural da cana-de-açúcar é ressaltado em evento

A Emater-DF realiza, entre os dias 8 e 12 de agosto, a segunda edição da Pegada Agroecológica, na área rural de São Sebastião. São cinco dia...

A Emater-DF realiza, entre os dias 8 e 12 de agosto, a segunda edição da Pegada Agroecológica, na área rural de São Sebastião. São cinco dias de atividades voltadas para o cultivo nos sistemas orgânico e agroecológico, um potencial muito forte da região. As atividades programadas buscam uma integração entre o rural e o urbano, além de abordar temas produtivos e questões sociais, ambientais e culturais da região.

As atividades programadas buscam uma integração entre o rural e o urbano, além de abordar temas produtivos e questões sociais, ambientais e culturais da região | Foto: Divulgação/Emater-DF

Fabricação de rapadura, batida, melado, rapadura com mamão e outros derivados da cana-de-açúcar: esse resgate cultural foi experimentado por cerca de 20 participantes do “Mutirão da Moagem”, ocorrido nesta quarta-feira (9) na comunidade rural do Rancho da Aguilhada (região administrativa de São Sebastião). A atividade faz parte da programação da Segunda Pegada Agroecológica de São Sebastião e contou com a participação de moradores do campo e da cidade.

De acordo com a engenheira agrônoma Lídia Jardim, do escritório da Emater-DF em São Sebastião, a ação foi bastante proveitosa e educativa. “Dividimos grupos para corte da cana, moagem, fervura e enformar. Foi uma ótima oportunidade de relembrar tradições antigas”, explica. A extensionista acrescentou que alguns participantes tiveram a ideia de levar filhos e netos para conhecer o processo e manter viva a memória rural.

A região de São Sebastião tem, atualmente, o maior número de agricultores com certificação orgânica, sendo um total de 77 produtores certificados, o que corresponde a 30% dos produtores orgânicos do DF. De acordo com Lídia Jardim, a Emater-DF tem atuando em São Sebastião para promover a produção orgânica e sustentável visando transformar a região num polo produtor de alimentos orgânicos ou de base agroecológica.

Com informação da Emater-DF

Nenhum comentário