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Antiga ponte sobre o Córrego do Pulador será trocada por estrutura metálica

A travessia do Córrego do Pulador, na zona rural de Brazlândia, ficará mais segura. Nesta semana, foram entregues as vigas metálicas doadas ...

A travessia do Córrego do Pulador, na zona rural de Brazlândia, ficará mais segura. Nesta semana, foram entregues as vigas metálicas doadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que serão utilizadas na modernização da estrutura. A substituição vai ajudar a reduzir os custos da construção. Serão investidos R$ 274 mil na execução dos serviços, vão beneficiar cerca de 300 moradores da área agrícola da cidade.

“Não era uma estrutura segura para os motoristas”Waldineia de Carvalho, administradora regional interina de Brazlândia

A obra já teve o orçamento finalizado e está em processo licitatório. “Estamos trabalhando para entregar essa melhoria aos moradores da região”, enfatiza a administradora regional interina de Brazlândia, Waldineia de Carvalho.

A administradora conta que, antes da intervenção do Governo do Distrito Federal, quem desejava acessar a região precisava passar por uma ponte feita de madeira. “Não era uma estrutura segura para os motoristas. Em função disso, decidimos desviar o acesso, que está sendo realizado por vias alternativas”, destaca.

Mais entregas

Serão investidos R$ 274 mil na execução dos serviços que irão beneficiar cerca de 300 moradores da área agrícola da cidade | Arte: Divulgação

Recentemente, a região foi contemplada com outra melhoria entregue pelo GDF. Trata-se da reconstrução da ligação entre Brazlândia e Cascalheira, passando também pelo córrego. A obra se fez necessária após a estrutura, feita de terra compactada, não ter suportado as fortes chuvas que assolaram a cidade.

Diante do grande volume de água, o sistema de drenagem responsável por escoar a água do Córrego Pulador, formado por duas manilhas com 1,2 m de diâmetro cada, não deu vazão às fortes chuvas na região. O resultado foi a destruição da ponte aterrada que passava por cima do córrego, uma estrutura feita de terra compactada com 12 m de largura e 50 m de comprimento.

Para corrigir o problema, a Administração Regional de Brazlândia, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o DER, instalou muros de gabião para dar sustentação à via, com galerias de águas pluviais com 2 m de largura por 2 m de altura, paralelamente às manilhas existentes, em um reforço da drenagem.