Feriado de Finados: Veja o que abre e o que fecha no Distrito Federal - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Feriado de Finados: Veja o que abre e o que fecha no Distrito Federal

30/10/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cemitério Campo de Esperança na Asa Sul últimos preparativos para...

 30/10/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Cemitério Campo de Esperança na Asa Sul últimos preparativos para o dia dos finados. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
30/10/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cemitério Campo de Esperança na Asa Sul últimos preparativos para o dia dos finados. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O dia dos Finados, celebrado nesta quinta-feira (2/11), é dedicado a homenagear os mortos. O Correio antecipa o que abre e o que fecha na capital e dá dicas para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida de forma permanente ou temporária conseguirem entrar de carro até próximo do túmulo a ser visitado. 

No caso de deficientes e idosos, é preciso o cartão do Detran. Quem ainda não tem, precisa comprovar a deficiência ou a idade, e pedir o credenciamento junto ao órgão de trânsito. Veja:  

Para a credencial de estacionamento de idoso, fornecida pelo Detran-DF, é preciso ter idade superior a 60 anos, ser habilitado (no caso da pessoa idosa na condição de motorista), apresentar documento de identidade original ou em formato digital.

Os serviços poderão ser acessados de forma gratuita e online no Portal de Serviços do Detran-DF ou no aplicativo da autarquia. Quem preferir ir presencialmente em um do postos de atendimento do Detran-DF, é preciso um agendamento prévio, feito de forma on-line. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Já as pessoas com deficiência ou que tenham dificuldade de locomoção, é necessário RG, CPF (original e cópia). Além de agendar a avaliação médica, é preciso pagar a taxa que varia de para passageiros R$ 42 e condutores R$ 94, e, por fim, realizar o exame médico. O acompanhamento do processo pode ser feito presencial ou pelo portal de serviços.

Veja o que abre e fecha na capital 

Transporte

Metrô

O transporte público coletivo sofrerá alterações, o Metrô-DF informou que no dia de finados a circulação dos trens ocorrerá das 7h às 19h.

Ônibus

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o transporte vai funcionar com tabela horária de domingos/feriados. Com intuito de atender à população, em razão das visitas aos cemitérios, haverá reforço de acordo com as demandas das linhas de ônibus que circulam nas proximidades dos cemitérios do Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga e Brazlândia. Segundo a assessoria, as operadoras darão atenção especial ao público no período entre 7h e 19h.

Shoppings

O Sindivarejista-DF informa que o comércio de entrequadra e shoppings poderá funcionar normalmente. 

Comércios

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os segmentos de óticas, papelarias, açougues, mercearias e hortifrutis, podem funcionar normalmente de acordo com as regras definidas no acordo trabalhista com o Sindióptica-DF, Sindipel-DF e Sindigêneros. Entretanto, a decisão de abrir as portas varia de acordo com o estabelecimento.

Floriculturas

De acordo com o Sindigêneros-DF, a maioria das floriculturas deve fechar as portas. Entretanto aquelas que funcionam em cemitérios no DF. Abrem normalmente, aproveitando o movimento de pessoas que visitam o local para homenagear seus entes queridos.

Parques

O instituto Brasília Ambiental informa que, todas as unidades de conservação administradas pela pelo Ibram, funcionam normalmente na quinta-feira (2/10). Veja alguns deles:

Parque Ecológico da Asa Sul: Das 6h às 20h. 

Monumento Natural Dom Bosco: Das 6h às 20h. 

Parque Ecológico do Paranoá: Das 6h às 18h. 

Parque Ecológico Península Sul: Das 6h às 22h. 

Parque Ecológico Cortado: Das 6h às 20h.

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário