8ª edição do Dia da Mulher oferece assistência jurídica nesta segunda (4) - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

8ª edição do Dia da Mulher oferece assistência jurídica nesta segunda (4)

  A 8ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), nesta segunda-feira (4), contará com serviços médicos e ate...

 A 8ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), nesta segunda-feira (4), contará com serviços médicos e atendimento jurídico voltado ao público feminino. A ação ofertará diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade como mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem além de atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, entre outros.

O evento será realizado no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês, oferecendo diversos serviços públicos a mulheres em situação de vulnerabilidade | Foto: Divulgação/DPDF

Durante as sete edições da ação realizadas durante este ano, o Dia da Mulher realizou 4 mil atendimentos. A cada edição, novas parcerias são firmadas com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e culturais. A 7ª edição do evento contou com a distribuição de vouchers para a realização de exames de imagem e de sangue a mulheres acima dos 40 anos de idade.

“A colaboração de diversos órgãos, instituições e empresas fortalece a capacidade de enfrentar os desafios complexos que as mulheres vulneráveis enfrentam, promovendo uma abordagem integrada e centrada nas necessidades específicas de cada uma delas”
Emmanuela Saboya, subdefensora pública-geral

Além disso, a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD) promoveu atendimentos variados, incluindo a assistência a fim de emitir a carteira de identificação de pessoas com transtorno do espectro autista. Na 6ª edição, o Dia da Mulher contou com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que realizou testes de papilomavírus humano (HPV). Os casos positivos foram encaminhados no mesmo dia para o tratamento. Na 5ª edição, a novidade da ação foi o balcão de empregos ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet).

A subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya reforça que a ampliação da rede de parceiros para atender mulheres em situação de vulnerabilidade é essencial para aumentar a oferta de serviços mais abrangentes e eficazes para essa parcela da sociedade. “A colaboração de diversos órgãos, instituições e empresas fortalece a capacidade de enfrentar os desafios complexos que as mulheres vulneráveis enfrentam, promovendo uma abordagem integrada e centrada nas necessidades específicas de cada uma delas”, defendeu.

A empregada doméstica Cláudia Marcelos Ferreira chegou cedo na 7ª edição do Dia da Mulher da DPDF em busca de um voucher do Instituto Sabin para a realização de exame de sangue. Moradora do Jardim Ingá (GO), ela conta que a nova parceira da ação chegou em boa hora. “Estive em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) buscando atendimento médico, e a profissional me solicitou exames de sangue. Como não tenho recursos, procurei o Dia da Mulher em busca de ajuda. A iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no diagnóstico precoce”, afirmou.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento é realizado no primeiro dia útil subsequente. A ação conta com a parceria do Instituto Sabin, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Administração Regional do Plano Piloto.

Fonte Agência Brasília

Nenhum comentário