BLACKBERRY SMOKE LANÇA NOVO ÁLBUM - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

BLACKBERRY SMOKE LANÇA NOVO ÁLBUM

BE RIGHT HERE   Crédito da foto: Andy Sapp /  baixe imagens aqui   Quando  Charlie Starr  começou a compor as músicas que se tornariam o nov...

 

Crédito da foto: Andy Sapp / baixe imagens aqui

 

Quando Charlie Starr começou a compor as músicas que se tornariam o novo álbum do Blackberry SmokeBe Right Here, a primeira música que o vocalista/guitarrista principal elaborou foi "Dig A Hole". Formada por um antigo riff de guitarra combinado com um riff de coro Wurlitzer escrito pelo tecladista Brandon Still, a música de rock psicodélico pantanosa é uma declaração poderosa sobre a escolha do seu caminho na vida - se você quer ceder à tentação ou seguir uma estrada mais justa.

 

"Na vida, todos nós nos deparamos com escolhas", diz Starr. "Vamos fazer o bem ou vamos fazer o mal? Vamos amar ou vamos odiar? Temos um tempo finito, cada um de nós nesta Terra. Então, provavelmente, queremos tirar o melhor proveito dele em vez de desperdiçar tempo."

 

"Dig A Hole" é a faixa principal de Be Right Here e dá o tom para outro conjunto expansivo de rock'n'roll do Blackberry Smoke. Como sempre, a banda sediada na Geórgia - Starr, Still, o guitarrista/vocalista Paul Jackson, o baixista/vocalista Richard Turner e o baterista Brit Turner - inspira-se no rock sulista, no rock clássico com tendência ao blues e no country vintage com raízes. Mas em Be Right Here, o Blackberry Smoke soa ainda mais seguro de si, desde a força de suas composições até sua execução musical.

 

Nas últimas duas décadas, o Blackberry Smoke desenvolveu essa confiança e acumulou uma base de fãs fiéis, levando seus últimos cinco álbuns completos a alcançar grande sucesso nas paradas, incluindo You Hear Georgia, de 2021, que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns Americana/Folk da Billboard.

 

A banda escreveu e gravou You Hear Georgia durante os períodos mais intensos da pandemia, mas adiou o lançamento até que pudessem sair em turnê novamente. Starr diz que o Blackberry Smoke adotou a mesma abordagem deliberada com Be Right Here, que foi gravado no final de 2022 e início de 2023, mais ou menos na mesma época em que o baterista Brit Turner foi diagnosticado com um tipo de tumor cerebral conhecido como glioblastoma. "Não sentimos muita pressão para gravar esse álbum rapidamente", compartilha Starr. Hoje, Turner continua recebendo tratamento e permanece ativo e firme na banda.

 

Trabalhando mais uma vez com Dave Cobb, produtor vencedor do Grammy, o Blackberry Smoke criou uma obra crua e impactante. Eles gravaram o álbum ao vivo no mesmo espaço; uma abordagem que Cobb também prefere, já que se presta a uma energia mais livre. "Lembro-me de várias vezes em que eu dizia: 'Acho que deveríamos refazer isso', e ele dizia: 'Não, deixe desse jeito. Assim é mágico", lembra Starr. "É tão natural e real quanto possível."

 

A localização também influenciou o som de Be Right Here, pois eles gravaram a maior parte do álbum no amado RCA Studio A, em Nashville, e depois o finalizaram no estúdio de Cobb em Savannah, Geórgia. "É uma região de baixa altitude e é lindo", diz Starr sobre o espaço, chamado Georgia Mae. "Esse álbum tem um toque de ousadia, uma sensação profunda e envolvente. Esses ambientes ajudaram a dar essa sensação ao disco."

 

Capa do álbum

As letras de Be Right Here são particularmente literárias, cheias de personagens vívidos e identificáveis, o que faz com que as músicas muitas vezes se assemelhem a contos detalhados. Por exemplo, "Whatcha Know Good", uma composição conjunta com Brent Cobb, é uma "música para se sentir bem", conduzida por um narrador amigável que se dá bem com todo mundo e não gosta de negatividade. "Há muitas notícias ruins quando você liga a televisão", diz Starr. "O cara dessa música não quer mais ouvir isso. Ele quer ir pescar e falar sobre boas notícias. Ficamos rindo o tempo todo porque conhecemos esse cara. Talvez sejamos esse cara."

 

Um toque de guitarra descontraído, semelhante ao dos Stones, do ex-guitarrista do BuckcherryKeith Nelson, inspirou "Like It Was Yesterday", ajudando Starr a conjurar outro personagem muito específico: um jovem sincero que não tem muita experiência de vida, mas sabe do que gosta e é grato pelos bons momentos. "Eu o imagino deitado no capô do carro com sua namorada, olhando para a lua e as estrelas", diz Starr. "É a ideia de se apegar a esse momento fugaz, porque ele pode escapar de você."

 

Outros destaques de Be Right Here incluem "Azalea" e "Little Bit Crazy", ambas escritas em parceria com Travis Meadows, colaborador frequente de Starr na composição de músicas. A última música, que começa com um coro de cantores gospel cheios de alma antes de se transformar em um lânguido rocker sulista, apresenta um narrador que está envolvido em um relacionamento divertido, mas não necessariamente saudável.

 

Enquanto isso, a encantadora balada folk "Azalea" é centrada em alguém que parece emocionalmente desprovido e espiritualmente perdido, mas está se esforçando para encontrar o caminho de volta para casa. "É uma música pesada. Não é uma música feliz, de fato", diz Starr. No entanto, "Azalea" tem um toque distinto de otimismo perto do final, o que Starr diz ser intencional: "Há um pouco de esperança nela também. Isso vem do fato de Travis e eu sermos pais. Agarre-se a seus filhos o máximo que puder sem sufocá-los."

 

O delicado equilíbrio da proteção familiar também permeia a tranquila "Other Side of the Light", uma composição conjunta com Levi Lowrey. Escrita sob a perspectiva de um garoto em uma viagem cheia de obstáculos, a música enfatiza que ele encontrará abrigo e segurança com sua mãe. Em contraste, a batida "Hammer and the Nail", que Starr escreveu com Nelson, aborda de outra forma os laços familiares - nesse caso, um filho que precisa decidir se vai ceder ao seu lado selvagem e seguir o exemplo do pai rebelde. De forma apropriada, o violão acústico animado dá lugar a um refrão explosivo com um piano de blues e riffs elétricos estridentes.

 

Be Right Here termina com uma mensagem confiante, a balada poderosa e orgânica, "Barefoot Angel". Starr diz que não escreve muitas canções de amor, mas abriu uma exceção aqui. "Ou sou eu cantando sobre minha esposa ou algum cara cantando sobre sua esposa que está na mesma situação, ou seja, eu não seria capaz de fazer nada sem ela. Quando estou preocupado e me sentindo mal, ela torna tudo melhor."

 

Para o Blackberry Smoke, abraçar a luz e encontrar o lado positivo está mais uma vez no cerne do que eles fazem de melhor.

Marketing e Promoção no Brasil:

ForMusic – info@formusic.com.br

 

 

Informações à imprensa:

Catto Comunicação

Simone Catto – simone.catto@gmail.com

Nenhum comentário