Jogos mobile estão cada vez mais dominantes no Brasil, revela pesquisa - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Jogos mobile estão cada vez mais dominantes no Brasil, revela pesquisa

O mercado de jogos vem crescendo como um todo no mundo inteiro, mas um segmento vem se destacando em diversos países, principalmente no Bras...

Jogos mobile estão cada vez mais dominantes no Brasil, revela pesquisa

O mercado de jogos vem crescendo como um todo no mundo inteiro, mas um segmento vem se destacando em diversos países, principalmente no Brasil: o de jogos digitais, ou jogos mobile. Esse tipo de entretenimento já deixou de fazer parte de um nicho específico e hoje em dia é parte importante de uma indústria global multibilionária.

Recentemente, a Pesquisa Game Brasil trouxe revelou alguns dados bem interessantes sobre o panorama dos jogos no Brasil, destacando o crescente domínio dos jogos mobiles e sua influência crescente na cultura de jogos do país.

Jogos mobile são mais fáceis de acessar

Jogos mobile

De acordo com a pesquisa, 73,9% dos brasileiros afirmaram jogar jogos digitais, representando um aumento de 3,8% em comparação com a edição anterior do estudo. Além disso, os smartphones permanecem como a plataforma preferida dos brasileiros para jogar, consolidando ainda mais a ascensão dos jogos mobiles na indústria de entretenimento.

Dentre essas pessoas, 85,4% afirmaram ainda que esse jogos digitais estão entre suas principais formas de entretenimento.

Mas o que está impulsionando esse fenômeno de crescimento dos jogos mobiles? Existem algumas respostas plausíveis para isso. A principal delas é, sem dúvidas, a acessibilidade. Atualmente um smartphone deixou de ser apenas um artigo de luxo para algo necessário, seja para comunicação ou até mesmo profissional.

Por isso, é comum que a maioria das pessoas tenha um desses aparelhos em mão, o que já facilita o acesso a esses jogos. Além disso, o avanço das redes de conectividade também facilita esse processo, e nunca foi tão fácil entrar no mundo dos jogos do que agora.

O mercado de dispositivos móveis vem crescendo e conta com uma diversidade de opções em relação até mesmo a custos. A maioria deles já contam com compatibilidade com as redes mais avançadas, como 5G, além do Wi-Fi.

Mudanças culturais também são importantes

Jogos mobile

Além disso, as mudanças demográficas e culturais também estão contribuindo para o aumento do interesse pelos jogos mobiles. A geração “Millennials” (nascidos entre 1981 e 1996) já conta com uma grande influência desse tipo de tecnologia em suas vidas, uma vez que viram de perto a ascensão dos smartphones. Enquanto isso, as gerações “Z” (nascidos entre 1997 e 2010) e “Alfa” (nascidos depois de 2010) já chegaram e meio a essa tecnologia avançada.

Ou seja, hoje em dia as crianças já nascem com um celular na mão, então é algo que está fazendo parte da cultura digital, não dá para fugir. Essa aproximação com os dispositivos automaticamente gera aproximação com o que eles oferecem, como os jogos.

Isso acontece não apenas no Brasil, mas também em outros países no mundo, embora existam algumas diferenças significativas entre as experiências. Isso porque em alguns lugares como na Europa e nos Estados Unidos, é mais fácil ter acesso a dispositivos mais avançados e com qualidade superior, até mesmo a preços inferiores do que aqui. Além disso, as conexões por lá também costumam ser mais estáveis, além de ser também mais fácil encontrar redes Wi-Fi em locais públicos.

Mas vale ressaltar que a indústria de jogos está se adaptando e investindo para proporcionar uma experiência melhor de jogo no Brasil. Plataformas e publishers nacionais e internacionais estão ajustando suas estratégias para atender às demandas específicas dos jogadores brasileiros, promovendo não apenas os jogos, mas também adaptando seus conteúdos e estratégias para o mercado local.

Indústria dos jogos digitais mantém crescimento e reconhecimento

Jogos mobile

E esse domínio dos jogos mobile não está passando despercebido pela indústria como um todo. Hoje em dia isso fica cada vez mais evidente, principalmente porque estamos vendo diversas franquias e jogos que são essencialmente associados a consoles e computadores migrando para esse mercado mobile. Até mesmo os aparelhos estão focando em se preparar para a chegada de jogos mais avançados.

Porém ainda é cedo para colocar esses mercados frente a frente e até mesmo fazer uma comparação entre eles. Por enquanto ainda são caminhos diferentes, até mesmo no segmento de jogos. Isso porque a maioria dos jogos para mobile são bem diferentes dos jogos lançados para consoles e computadores, e vice versa, principalmente por causa do poder de hardware desses aparelhos.

Enquanto os jogos mobile são mais casuais e mais simples, os jogos para computadores e consoles geralmente são mais grandiosos em termos de gameplay e gráficos. Ainda assim, existe espaço para todos eles, não dá para negar.

A verdade é que os jogos mobile fazem parte de uma força dominante nesse mercado, com tendência a crescer cada vez mais, sendo crucial para o futuro do entretenimento.

Fonte: Pesquisa Game Brasil

Nenhum comentário