Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF Homenagem à entidade religiosa de origem polonesa foi proposta pelo deputado Jorge Vianna A Câmara Legis...
Homenagem à entidade religiosa de origem polonesa foi proposta pelo deputado Jorge Vianna
A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou o cinquentenário da Província São Maximiliano Kolbe, entidade franciscana da igreja católica, na manhã desta quinta-feira (24), em sessão solene, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube. O autor da iniciativa, deputado Jorge Vianna (PSD), lembrou que “há 50 anos os franciscanos presentearam o Distrito Federal com uma obra de amor, a Província São Maximiliano Kolbe”, entidade de origem polonesa, que atua sob o legado de São Maximiliano Kolbe (1894–1941), canonizado em 1982 por João Paulo II, e reconhecido por seu heroísmo no campo de concentração de Auschwitz, onde ofereceu sua vida em troca da de outro prisioneiro.
“Ao homenagearmos o jubileu de ouro da Província, reconhecemos publicamente o trabalho da instituição em prol da sociedade brasiliense”. disse. Durante a sessão solene, a história da Província no Brasil foi contada em vídeo produzido pela TV Distrital.
Por sua vez, o mestre de pós noviciado da Casa de Formação São Francisco de Assis, frei Casimiro Cieslik, integrante do primeiro grupo de frades poloneses, agradeceu “a graça de viver no Brasil”, e sublinhou a importância da participação dos jovens no trabalho missionário.
Frei Cieslik foi um dos homenageados com moção de louvor da CLDF pelos relevantes serviços prestados à população do DF, juntamente com outros membros da Província Maximiliano Kolbe. Ainda durante a sessão, os frades cantaram músicas religiosas.
Da redação do Portal de Notícias Lei e Política com a fonte da Agência CLDF