O estado americano que é uma mina de ouro (branco) - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O estado americano que é uma mina de ouro (branco)

(Imagem: John Moore) Há pouco tempo, o mundo ainda não tinha resposta para toda demanda de lítio necessária para a indústria dos carros elét...

(Imagem: John Moore)

Há pouco tempo, o mundo ainda não tinha resposta para toda demanda de lítio necessária para a indústria dos carros elétricos e da energia limpa. Diferente do petróleo, o lítio é um elemento (metal) um pouco mais escasso.

  • Tanto é que o mercado chama o lítio de “ouro branco”, já que 87% do seu consumo vai para as baterias de EVs, cuja venda e circulação nas ruas aumentam ano a ano.

Ok, mas o que houve? O Serviço Geológico dos EUA acaba de descobrir que o estado do Arkansas pode contar com uma reserva de 5 a 19 milhões de toneladas de lítio — e isso tornaria os EUA o produtor número #1 do metal no mundo.

“É o suficiente até 2030”

Se toda essa quantidade, de fato, estiver debaixo do solo, o estoque do Arkansas pode ser o suficiente para atender todas as demandas que o mundo inteiro vai precisar envolvendo o lítio até a próxima década.

Nos anos 90, o Tio Sam era o maior produtor de lítio do mundo, mas, hoje em dia, só participam de cerca de 1% da produção global, tendo que importar mais de 1/4 do que precisam.

🚖 O não óbvio que importa: Se os americanos se confirmarem mega produtores, é esperado que o preço das baterias de carros elétricos fique mais barato e, consequentemente, o preço dos carros também. A bateria é um dos itens mais caros dos EVs, correspondendo a cerca de 30% do valor total.

Sem perder tempo, pelo menos 5 empresas — lideradas pela Exxon Mobil — já se instalaram no Arkansas para começar a exploração do metal, mas só a partir de 2027. O desafio agora está em fazer a extração de forma segura e eficaz.


Fonte The News