O Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu nesta terça-feira , 18, uma nota oficial após decisões judiciais determinarem o afastamento ...
O Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu nesta terça-feira, 18, uma nota oficial após decisões judiciais determinarem o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro do Banco de Brasília (BRB).
As ações judiciais integram a Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades envolvendo o banco. No comunicado, o GDF destacou seu respeito às determinações da Justiça, assegurou a continuidade das operações do BRB e anunciou a indicação de um novo presidente para conduzir a instituição durante o andamento das investigações.
Nota Oficial na íntegra:
O GDF expressa pleno respeito às decisões judiciais e reitera seu compromisso com os princípios da legalidade, transparência e cooperação com as autoridades responsáveis pelo processo investigativo.
Em resposta às decisões judiciais proferidas neste dia 18, que resultaram no afastamento temporário dos principais gestores do Banco de Brasília, o Governo do Distrito Federal garante que o BRB segue operando plenamente. A administração e as finanças do banco permanecem seguras, com todas as suas funções em normalidade. Isso inclui operações bancárias, sistemas internos, atendimento aos clientes, compromissos contratuais e outras atividades institucionais. Não há qualquer impacto na liquidez, solvência ou nas operações ordinárias da instituição financeira.
Para assegurar a continuidade na gestão do banco, o GDF indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero como novo presidente do BRB. Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1990 e atual superintendente da instituição em Brasília, Celso Eloi possui vasta experiência em gestão financeira pública, análise de riscos e governança, além de uma sólida atuação no setor bancário. A nomeação será encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal em conformidade com a Lei Orgânica.
Além disso, o governo adotará medidas internas adicionais voltadas ao reforço da governança, compliance e controles internos do BRB. A administração pública distrital acompanhará permanentemente as investigações em curso e continuará colaborando integralmente com as autoridades reguladoras e fiscalizadoras para garantir a integridade dos processos, a proteção do patrimônio público e a estabilidade do sistema financeiro local.
O GDF permanece firme em seu compromisso com a estabilidade institucional e garante que todos os serviços do BRB para a população continuarão sendo realizados com normalidade, transparência e responsabilidade.
Brasília, 18 de novembro de 2025.
Informações da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural
