A UPA de Planaltina tem 91,76% de satisfação na pesquisa semestral que mede a satisfação dos usuários das 13 UPAs administradas pelo IgesDF ...
Para o gerente da unidade, Rogério Tavares, o desempenho alcançado reflete um trabalho conjunto e colaborativo com os profissionais. Ele ressalta ter implementado uma gestão de portas abertas ao chegar em Planaltina, pouco mais de um ano atrás, para que os colaboradores se sentissem à vontade para expor suas demandas.
Na visão do gerente, valorizar aqueles que estão na linha de frente é essencial. Ele enfatiza que cuidar da saúde mental dos trabalhadores também se reflete no cuidado com os pacientes. Um colaborador satisfeito tende a oferecer um atendimento de maior qualidade, o que muitas vezes acelera o processo de recuperação.
Ronan Benecase, coordenador médico da UPA há quase quatro anos, enfrenta uma rotina de trajeto diário de cerca de 49 quilômetros para trabalhar na unidade, realidade compartilhada por diversos profissionais. Apesar da longa distância, ele diz que o ambiente de trabalho tem sido fator decisivo para permanecer. Ele destaca que a UPA de Planaltina se tornou um local onde a equipe gosta de estar, devido ao clima positivo. Essa atmosfera atrativa faz com que muitos escolham trabalhar na unidade, mesmo morando longe, graças ao acolhimento da gestão e da própria comunidade.
Com mais de 1,6 milhão de atendimentos realizados, a relevância da UPA também é reconhecida pelos moradores da região, que a identificam como referência em situações de urgência. Cosme Pinto, atendido após um episódio de desmaio em casa, relata sua experiência destacando a qualidade dos profissionais. Ele menciona que foi acolhido por uma equipe excelente e tranquilizado pelo atendimento atencioso e presente dos médicos e enfermeiros.
A médica plantonista Iuly Duarte também reforça o forte vínculo criado com a comunidade local, apontando que o acolhimento é algo recíproco. Ela observa que os moradores passaram a ver a UPA como referência nesses momentos críticos. Apesar das demandas desafiadoras do dia a dia, Iuly destaca que é o carinho da comunidade que a motiva a continuar. O ambiente acolhedor foi decisivo para transformar um plano inicial de seis meses em três anos de trabalho na unidade, onde afirma já se sentir como parte da cidade.
Informações fornecidas pelo IgesDF
Da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural