O D is tr it o Feder a l r e c eber á um s i gnific a tivo r e for ço e m suas forças de segurança, segundo anúncio feito nesta sexta-fe...
O Distrito Federal receberá um significativo reforço em suas forças de segurança, segundo anúncio feito nesta sexta-feira (12) pelo governador Ibaneis Rocha, durante cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em seu discurso, ele confirmou a nomeação de 2.158 novos profissionais, entre policiais militares, agentes da Polícia Civil, bombeiros e policiais penais. Além disso, também foi autorizada a redução do interstício para promoções nas corporações militares, ação que faz parte da política de fortalecimento contínuo da segurança pública aplicada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) desde 2019.
O governador destacou que as nomeações deverão ocorrer até o final do mês e enfatizou o esforço contínuo em recompor as forças de segurança da capital federal desde o início de sua gestão. Ele ressaltou os resultados positivos da segurança no Distrito Federal, afirmando que os índices criminais das polícias locais são hoje os melhores da série histórica, refletindo na maior sensação de segurança para a população.
Do total anunciado, serão convocados 1.239 praças da Polícia Militar (PMDF), 680 agentes da Polícia Civil (PCDF), 89 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e 150 policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária. Essas nomeações pretendem expandir a capacidade operacional das corporações e fortalecer o serviço à população em todas as regiões administrativas.
Durante o evento, a vice-governadora Celina Leão também ressaltou os avanços nas forças de segurança pública sob a atual gestão. Ela afirmou que o governo realizou os maiores concursos da história do setor, além de priorizar investimentos em formação, equiparação salarial e melhorias estruturais para as categorias. A vice-governadora celebrou o momento de paz e integração entre as forças e garantiu o apoio contínuo do governo para fortalecer ainda mais o trabalho dos profissionais.
Um dos nomeados presentes na solenidade, o agente de polícia Gabriel de Campos, de 29 anos, compartilhou sua emoção ao iniciar oficialmente a carreira. Ele lembrou o longo período de espera desde que realizou o concurso em 2021 e destacou a importância deste marco em sua trajetória.
Além das nomeações, foi assinado um decreto que reduz o período necessário para a promoção de praças e oficiais da Polícia Militar. A medida beneficiará diretamente 53 oficiais e 305 praças do PMDF, reforçando o reconhecimento e a valorização dos profissionais que atuam na segurança pública. Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o aumento no efetivo será fundamental para atender com mais eficiência todas as regiões do DF, incluindo as demandas específicas da área central de Brasília.
Durante seu discurso, o governador Ibaneis Rocha relembrou outras iniciativas realizadas em sua gestão para fortalecer as forças de segurança local. Ele destacou os esforços para unificar as categorias policiais e implementar benefícios como plano de saúde e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. Para ele, essas ações foram fundamentais para transformar a parceria entre governo e suas forças de segurança, resultando em uma cidade mais segura e com agentes mais motivados.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal vem promovendo uma consistente política de valorização dos profissionais da segurança pública. Entre 2023 e 2024, por exemplo, com a Medida Provisória nº 1.181, foi implementado um reajuste médio de 18% nos salários das categorias, incluindo policiais civis, militares e bombeiros, consolidando ainda mais os avanços alcançados no setor.
