Mostra apresenta cartazes históricos dos melhores momentos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro Esta segunda-feira (15) é o último d...
Mostra apresenta cartazes históricos dos melhores momentos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
A exposição foi aberta em 15 de dezembro do ano passado, coincidindo com o início do 53º FBCB, que, devido à Covid-19, deixou o cine e migrou para o Canal Brasil e para o streaming Canais Globo. É um mergulho na história cinematográfica da capital.
Os pôsteres são divididos em quatro categorias temáticas: Produções Brasilienses (como Amor ao Quadrado, de René Sampaio, e Fuga sem Destino, de Afonso Brazza); Sucessos da Crítica Nacional (Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans); Sucessos da Crítica Internacional (Acossado, de Jean-Luc Godard) e Festivais e Mostras de Cinema (com cartazes do FBCB e outros eventos do Cine Brasília).
“Para o Metrô-DF, foi uma honra receber essa exposição, principalmente nesta estação, que recebeu o nome do Cine Brasília”, destaca o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. “Foi um privilégio homenagear esse equipamento cultural tão importante para a nossa cidade. A exposição marca também o início de uma parceria com a Secretaria [de Cultura e Economia Criativa] para desenvolver outros projetos culturais, apresentações artísticas e musicais nesta estação, que é um anexo do Cine Brasília.”
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressalta a importância de investir em espaços públicos que proporcionem cultura e entretenimento à população. “Esta exposição do Cine Brasília foi uma experiência piloto”, conta. “Queremos transformá-la em uma parceria permanente. Vamos fazer essa parceria crescer para que esta iniciativa se repita em outras estações. Este é o nosso objetivo: levar cultura, conhecimento, entretenimento mesmo enquanto as pessoas vão para o trabalho, transformando as estações em espaços permanentes de acesso à cultura”.
Fonte Agência Brasília
