A NOITE DO FOGO, ESTREIA EM NOVE CIDADES BRASILEIRAS - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A NOITE DO FOGO, ESTREIA EM NOVE CIDADES BRASILEIRAS

Representante mexicano na disputa por uma vaga no Oscar 2022, “A Noite do Fogo” estreia em nove cidades brasileiras nesta quinta, dia 18 de ...

Representante mexicano na disputa por uma vaga no Oscar 2022, “A Noite do Fogo” estreia em nove cidades brasileiras nesta quinta, dia 18 de novembro.

Premiada coprodução entre México e Brasil dirigida pela estreante em longas de ficção Tatiana Huezo entra em cartaz nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília, Manaus Aracaju, Palmas e Balneário Camboriú, através do projeto Sessão Vitrine.

O longa-metragem escolhido pelo México para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2022, “A Noite do Fogo” (Noche de Fuego), primeiro filme de ficção da premiada diretora salvadorenha Tatiana Huezo (“Tempestade”, “O Menor Lugar”), estreia nos cinemas nacionais no dia 18 de novembro. Produzido por Nico Celis (“Roma”) e coproduzido por Rachel Ellis da produtora brasileira Desvia (“Divino Amor”, “Boi Neon”), o filme é uma adaptação livre do romance “Prayers for the Stolen”, da americana Jennifer Clement.

A coprodução entre México, Brasil e Alemanha será lançado através do projeto Sessão Vitrine – cuja proposta é levar ao público de várias cidades brasileiras uma produção de qualidade com preço reduzido dos ingressos – nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília, Manaus Aracaju, Palmas e Balneário Camboriú.

Estrelado por Mayra Batalla, Norma Pablo e Olivia Lagunas, o longa que esteve na seleção oficial da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vem traçando uma trajetória de sucesso pelos principais festivais do mundo, conquistando prêmios em Cannes e San Sebastián, entre outros.

SINOPSE

Em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, três amigas ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém está olhando. Enquanto magia e alegria abundam no próprio universo impenetrável delas, suas mães treinam as três garotas para se protegerem dos grupos de sequestradores que atuam na região, até que um evento altera a rotina do povoado.

A NOITE DO FOGO

Noche de Fuego
2021 | México, Brasil | 110′
de Tatiana Huezo
Elenco: Mayra Batalla, Norma Pablo, Olivia Lagunas

SOBRE A DIRETORA

A cineasta salvadorenha radicada no México Tatiana Huezo formou-se no Centro de Capacitação Cinematográfica (“CCC”) e tem mestrado em Documental de Criação pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.

Ministrou conferências e workshops sobre a realização de documentários em ambientes acadêmicos na Universidade de Colômbia, na Escola de Cine de la Comunidad de Madrid e no Centro de Capacitação Cinematográfica no México, entre outros. Também editou o livro El viaje, rutas y caminos andados para llegar a otro planeta ”, produzido pelo CCC e pela DocumentaMadrid.

Foi consultora de vários projetos de documentário no IMCINE e atuou como jurada em festivais de cinema.

Tatiana ganhou reputação internacional com seu primeiro longa-metragem El lugar más pequeño (“The Tiniest Place”, 2011), que foi exibido em mais de 50 festivais e ganhou inúmeros prêmios como o Ariel de “Melhor Documentário Mexicano” (2012), Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no Visions Du Reel, Suíça (2011), Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata (2011); e Der Standard Audience Award en Viennale, Áustria (2011), entre outros.

Tempestad (2016), seu segundo longa-metragem, estreou no 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) na seção Fórum. Desde então, participou de mais de 80 festivais, garantindo diversos prêmios, como o prêmio Tim Hetherington no Sheffield Doc Fest, The Golden Frog de Melhor Documentário no Camerimage Festival e, mais recentemente, três Fenix ​​Awards e quatro Ariel Awards, incluindo Melhor Direção e Melhor Documentário. Tatiana ganhou a bolsa Coinversiones Culturales del FONCA em 2009, bem como a bolsa GUCCI Ambulante em 2010. Ela se tornou parte do Sistema Nacional de Creadores de Arte em 2013.

SOBRE A DESVIA

Desvia é uma produtora Brasileira independente fundada em 2010 pelo diretor Gabriel Mascaro e pela produtora Rachel Ellis. O foco da empresa é a produção de conteúdo audiovisual para o cinema que pesquisa narrativas inovadoras. A produtora tem foco em co-produção internacional e seus filmes têm sido lançados em alguns dos mais importantes festivais do mundo (Veneza, Locarno, Toronto, San Sebastian, IDFA, Rotterdã, Berlim).

SOBRE A VITRINE FILMES

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de 4 milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são ‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’, de Daniel Ribeiro, e ‘O Filme da Minha Vida’, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou ‘Divinas Divas’, dirigido por Leandra Leal e ‘O Processo’, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: ‘DRUK – Mais uma rodada’, de Thomas Vinterberg.

Em 2021, a Vitrine Filmes começou a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas, entre eles “A Torre”, de Sérgio Borges, “Entre Nós, um Segredo”, de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, “Chão”, de Camila Freitas e “Desvio”, de Arthur Lins; o novo documentário sobre o impeachment da Dilma, “Alvorada”, de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; a primeira animação brasileira na Disney Plus “O Pergaminho Vermelho, de Nelson Jr. e o premiado “Edifício Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.

Fonte Aqui Tem Diversão