UnB: candidatos que concluíram o ensino médio podem fazer o PAS - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

UnB: candidatos que concluíram o ensino médio podem fazer o PAS

A partir deste ano, candidatos que desejam fazer as provas do Programa de Avaliação Seriada para concorrer a uma vaga na Universidade de Bra...

A partir deste ano, candidatos que desejam fazer as provas do Programa de Avaliação Seriada para concorrer a uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) não precisam mais estar matriculados no ensino médio. A mudança foi publicada em edital, nesta quarta-feira (17), pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).


Segundo o edital, “a seleção destina-se ao preenchimento de 50% das vagas por portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) até o ano letivo de 2024”. Além disso, não haverá mais homologação de inscrição, o que faz com que o candidato não precise comprovar que está inscrito na série correspondente à etapa para a qual se inscreveu. Dessa forma, não há mais obrigatoriedade de estar matriculado no ensino médio para inscrever no programa.

A partir desta etapa, o programa também permitirá que os candidatos se inscrevam em subprogramas diferentes. No entanto, as notas dos subprogramas não serão cumulativas. Assim, mesmo que o candidato se inscreva para fazer diferentes provas em mais de um subprograma, é necessário finalizar o subprograma para ter a nota calculada e poder, de fato, concorrer a uma vaga na UnB.

Estudantes que realizarão a 3ª etapa não serão afetados, uma vez que é preciso ter feito a segunda etapa do programa. Somente a primeira etapa do PAS continua não sendo obrigatória. Logo, mesmo que a concorrência do programa aumente, o candidato ainda terá que esperar três anos para concluir o subprograma e concorrer à vaga.

Inscrições

O Cebraspe divulgou, nesta quarta (17), os editais de três etapas do programa, o calendário de provas e a Matriz de Objeto de Avaliação, que compreende os conteúdos cobrados no exame além das obras de apoio. As inscrições podem ser realizadas até 12 de setembro no site da banca.

Os candidatos devem pagar taxa de inscrição no valor de R$ 120 até 29 de setembro. O período para solicitar a isenção de taxa começa em 22 de agosto e termina em 12 de setembro. A data para aplicação das provas está marcada para meados de dezembro. Confira os dias:

  • Prova do PAS 1: 17 de dezembro
  • Prova do PAS 2: 10 de dezembro
  • Prova do PAS 3: 11 de dezembro
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário