Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

A banda inglesa se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como 'The Queen is Dead', de 1986. Guitarrist...

A banda inglesa se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como 'The Queen is Dead', de 1986.

Guitarrista da banda The Smiths, Andy Rourke se apresentou como DJ em Nova York, em outubro de 2014 — Foto: Mike Coppola / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

O baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (19), por Johnny Marr, guitarrista da grande banda britânica de rock independente dos anos 1980.

"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas", escreveu o integrante da banda Johnny Marr, no Twitter (veja na publicação abaixo).


Publicação do integrante da banda Johnny Marr — Foto: Reprodução/Twitter

Publicação do integrante da banda Johnny Marr — Foto: Reprodução/Twitter

"Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Pedimos privacidade nesse triste momento", acrescentou o músico na publicação.

No Instagram, Marr ainda compartilhou uma série de imagens em que os dois aparecem juntos nos palcos, e contou que os dois se conheceram em 1975, no período escolar. "Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos", escreveu.

A banda inglesa The Smiths se formou em 1982. Além de Andy Rourke e Johnny Marr, o grupo ainda formado por Morrisey e Mike Joyce.

Rapidamente eles se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980 com álbuns como "The Queen is Dead", lançado em 1986, e hits como "Heaven Knows I’m Miserable Now", "Girlfriend In A Coma", "Panic", "Ask me" e "How soon is now?". Em 1987, o quarteto se dissolveu.

Com o fim do grupo Rourke também tocou com os Pretenders, Sinead O’Connor e o Freebass.

Batalha judicial

Com dificuldades financeiras enquanto travava uma batalha contra o vício em heroína, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, o guitarrista Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação. Marr e Morrissey eram os compositores das faixas da banda.

Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo ao longo dos anos. Tanto que o guitarrista convocou Rourke para se apresentar com sua banda em uma apresentação no Madison Square Garden, em setembro de 2022.

Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.

O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador em sua autobiografia publicada em 2013.

Em 2007, Morrissey chegou a recusar uma proposta de US$ 75 milhões para uma série de apresentações que reuniria a banda.

Trinta anos após o término da banda, em 2017, o álbum "The Queen is Dead" ganhou uma edição especial e foi relançado com algumas faixas adicionais, incluindo algumas gravadas para o álbum "Live in Boston", que não chegou a ser lançado.


The Smiths — Foto: Divulgação

The Smiths — Foto: Divulgação


Fonte G1