21 de setembro Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: Iolando celebra data com diversas conquistas para o segmento - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

21 de setembro Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: Iolando celebra data com diversas conquistas para o segmento

  Desde que assumiu mandato na Câmara Legislativa, em 2019,  o parlamentar dedica-se em melhorias para o segmento “A Voz da Inclusão”. O slo...

 

Desde que assumiu mandato na Câmara Legislativa, em 2019,  o parlamentar dedica-se em melhorias para o segmento

“A Voz da Inclusão”. O slogan que marca o mandato do deputado distrital Iolando Almeida é também uma síntese de seu trabalho pelo segmento. O parlamentar é um ferrenho defensor da pauta na Câmara Legislativa.

Nesta quinta-feira (21), data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o distrital reforça seu compromisso com a causa. “Hoje quero dar os meus parabéns e agradecer por fazer parte desta missão, juntamente com todo o segmento da pessoa com deficiência no Distrito Federal”, declarou o distrital.

Para ele, a data tem um significado muito importante. “Desde que adquiri uma deficiência, há 31 anos, passei a enxergar o quão importante é a garantia de direitos para essa parcela da população”, destaca Iolando.

O trabalho do distrital pode ser visto em diversas ações. Veja abaixo algumas delas:

– Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência: Pela primeira vez na história do DF, o governo local conta com uma pasta 100% voltada ao público PCD, uma demanda antiga. A SEPD completa quatro anos de existência, sendo Iolando o primeiro a assumir a pasta.

– Aumento do Efetivo de Intérpretes de Libras: Ligada à SEPD, a Central de Interpretação de Libras (CIL) ampliou sua capacidade de atendimento à comunidade surda, graças aos esforços de Iolando.

– Intérpretes de Libras nas Sessões da Câmara: A tradução simultânea das atividades legislativas em Libras, assegurando o direito à informação, foi uma importante conquista.

– Prioridade na vacinação contra Covid: Durante a pandemia, Iolando lutou para que as PCDs tivessem prioridade na vacinação da covid-19, trazendo resultados positivos.

Leis em favor da pessoa com deficiência

Boa parte das leis de autoria do Deputado Iolando, aprovadas pela Câmara Legislativa e sancionadas pelo Executivo, são dedicadas às pessoas com deficiência. A mais recente delas foi a validade indeterminada de laudos para deficiências permanentes, eliminando uma burocracia para esses cidadãos.

É também do parlamentar a Lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal e o Cartão de Identificação, e também apoiou a criação do programa DF Acessível.

“Como a própria data indica, é o dia de luta: por direitos; por cidadania e, principalmente, por respeito”, conclui Iolando.

Da redação com a fonte da ASCOM do Gab. Deputado Iolando.

Nenhum comentário