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Peritos encontram novas fotografias do antes e do depois do Titanic

Quer tenha visto o filme ou não, provavelmente já ouviu falar do RMS Titanic. Desde a morte do chamado “navio inafundável”, historiadores e ...

Quer tenha visto o filme ou não, provavelmente já ouviu falar do RMS Titanic. Desde a morte do chamado “navio inafundável”, historiadores e arqueólogos têm-se dedicado a descobrir o que aconteceu exatamente ao navio quando colidiu com o icebergue. Por razões óbvias, poucas pessoas tiveram o privilégio de ver como era o Titanic antes e depois do naufrágio. Veja algumas das imagens dos restos do navio e o local chocante em que foram encontrados. A sua construção e interiores antes do naufrágio são uma visão fascinante e provam certamente que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Argo

O RMS Titanic era um navio de passageiros de luxo que foi construído em Belfast, na Irlanda. A construção do navio começou em 1909 e ficou oficialmente concluída em 1912, altura em que o Titanic fez a sua viagem inaugural de Southampton, Inglaterra, para Nova Iorque.

Argo

No entanto, poucos dias depois de o Titanic ter iniciado a sua viagem, o navio afundou-se ao embater num icebergue no Atlântico Norte. Em 1995, graças a um submersível de controlo remoto de alto mar chamado Argo, os primeiros vestígios do navio foram descobertos pelo arqueólogo subaquático Robert Ballard, a sudeste da Terra Nova, no Canadá.

As Docas de Southampton

Nesta fotografia, uma multidão de pessoas alinha-se nas docas de Southampton, Inglaterra, enquanto o Titanic se prepara para partir na sua viagem, a 10 de abril de 1912. O alojamento num salão de primeira classe custava 100.000 dólares, enquanto um lugar na cabina de primeira classe custava 3.500 dólares.

As Docas de Southampton

Se quisesse uma cama na cabina de segunda classe, teria de pagar 1.375 dólares e, na cabina de terceira classe, entre 350 e 900 dólares. Familiares e amigos despediram-se aqui dos seus entes queridos, sem saberem que, para muitos, esta seria a última vez que se veriam.

O Grande Pórtico

Construídos juntamente com o seu enorme navio irmão, o Titanic e o Olympic seriam o maior par de navios que alguma vez existiu e, na altura, não existiam rampas de lançamento que pudessem acomodar a sua pesada construção. Para que as coisas andassem, os empreiteiros construíram a sua própria rampa de lançamento, a que chamaram O Grande Pórtico.

O Grande Pórtico

A rampa de lançamento gigante custou 150.000 dólares e exigiu mais de 15.000 trabalhadores para ser concluída. Durante a sua construção, oito empregados perderam a vida, mas isso foi apenas o início das calamidades que estavam para vir…

Um navio caro

O infame Titanic custou cerca de $7.500.000 (atualmente, equivalente a cem milhões de dólares) para ser construído, e não foi apenas o maior navio do mundo, mas também o mais caro.

Um navio caro

Foram necessários vinte cavalos só para transportar a âncora do navio até ao porto. Era o maior objeto móvel feito pelo homem da época, com 882 pés de comprimento e 175 pés de altura. Tinha 840 camarotes no total, 416 em primeira classe, 162 em segunda classe e 262 em terceira classe. O navio pesava 900 toneladas e a sua velocidade máxima era de 23 nós.

Jantar de Primeira Classe

No convés D, encontrava-se o Salão de Jantar, que era enorme. Era a maior sala do navio e a sua largura media 114 pés de comprimento e podia acomodar 500 passageiros. O seu interior incluía paredes com painéis finos e um elegante teto ornamentado.

Jantar de Primeira Classe

As paredes foram pintadas de branco e as espectaculares janelas de vidro com chumbo cobriam as vigias, dando à sala o aspeto de um belo restaurante em terra. À noite, uma iluminação especial por detrás das janelas reforçava esta ilusão e criava uma atmosfera calorosa e romântica.

Sala de fumo de primeira classe

Na parte de trás do Convés Promenade encontrava-se esta luxuosa sala de fumo. As suas paredes eram revestidas com painéis de mogno de estilo georgiano e incrustadas com madrepérola. Por cima da lareira encontrava-se um quadro central de Norman Wilkinson, intitulado “The Approach to the New World”.

Sala de fumo da primeira classe

Este refúgio era destinado apenas a homens e oferecia várias áreas onde os amigos podiam desfrutar de uma conversa íntima, um cigarro e uma bebida. Dentro do espaço havia mesas e cadeiras, um excelente local para um jogo amigável de cartas.

Alojamentos de Segunda Classe

Sete conveses do Titanic foram designados para passageiros de segunda classe. As acomodações e instalações de segunda classe a bordo do Titanic eram equivalentes em conforto e espaço a muitas instalações de primeira classe noutros navios da época.

Alojamentos de Segunda Classe

As áreas públicas acessíveis à classe média incluíam uma vasta biblioteca, sala de fumadores, salões de jantar e Decks Promenade. Os quartos ofereciam habitações confortáveis e eram decorados com bom gosto com painéis de carvalho, chão alcatifado e peças de mobiliário em mogno, tais como um grande sofá, guarda-roupa, toucador com lavatório, espelho e prateleiras de arrumação.

A Grande Escadaria

O design interior do Titanic adoptou vários estilos diferentes, desde o Império ao Renascimento e ao Luís XV. O objetivo deste design de luxo era sobrecarregar os passageiros e fazê-los sentir como se estivessem a bordo de um hotel flutuante.

A Grande Escadaria

A grande escadaria era uma das partes mais famosas do navio e uma verdadeira obra de arte. A escadaria era uma obra-prima de carvalho inglês, concebida no estilo neoclássico William and Mary, enquanto as suas balaustradas de ferro forjado personificavam um impressionante estilo Luís XIV.

Convés Promenade

Os passageiros de segunda classe tinham à sua disposição uma seleção de três decks Promenade ao ar livre para passear enquanto atravessavam o Atlântico. O maior convés era um espaço aberto de 145 pés de comprimento na extremidade posterior do convés dos barcos, que continha o teto elevado da sala de fumadores da primeira classe.

Convés Promenade

Foi também instalada uma pequena casa de convés, que funcionava como entrada da segunda classe, de onde se podia aceder ao elevador e à escada principal. Ao longo do convés, havia bancos de ferro forjado e espreguiçadeiras de teca que podiam ser alugadas pela quantia de três xelins.

Ginásio de Primeira Classe

Entre as muitas coisas maravilhosas que o Titanic oferecia aos seus passageiros de primeira classe estava um ginásio de última geração, que tinha um camelo elétrico, um cavalo elétrico, várias máquinas de ciclismo e uma máquina de remo.

Ginásio de Primeira Classe

Os bilhetes, ao preço de um xelim, davam direito a uma sessão no ginásio para os passageiros da primeira classe. O ginásio tinha horários separados para homens e mulheres, permitindo que as senhoras se exercitassem entre as 9 e as 12 horas e os senhores entre as 14 e as 18 horas. As crianças também podiam aceder ao ginásio entre as 13 e as 15 horas.

Sala de Leitura e Escrita

A sala de leitura e escrita a bordo foi concebida principalmente para as mulheres que viajavam na primeira classe do Titanic. As paredes estavam pintadas de branco creme e decoradas com elegância.

Sala de Leitura e Escrita

De um lado da sala, havia uma enorme janela de proa que permitia aos ocupantes olhar para o convés Promenade. No centro da sala havia uma lareira elegante, que ardia intensamente, aquecia a sala e mantinha os passageiros confortáveis e aconchegados.

Cafe Parisien

O Café Parisien era uma área de refeições muito popular e deliciosa no Titanic, que se assemelhava muito aos pitorescos cafés boutique da Paris moderna. Os passageiros da primeira classe também podiam deliciar-se em restaurantes adicionais, como o Verandah Cafe e o Palm Courts.

Cafe Parisien

As grandes janelas, o mobiliário de vime leve, as treliças, os vasos de plantas e o chão axadrezado destas áreas sugeriam que se estava no campo inglês. As crianças da primeira classe preferiam o Verandah Cafe e dirigiam-se frequentemente para lá para brincarem umas com as outras.

Entretenimento do navio

Três dias antes de o navio perder a flutuabilidade, este rapazinho foi visto a brincar no convés do Titanic. O monstruoso navio oferecia uma série de actividades interessantes tanto para adultos como para crianças, incluindo um luxuoso banho turco de primeira classe, onde os cavalheiros podiam desfrutar de salas de vapor, casas de banho privadas e uma sala de champô.

Entretenimento do navio

Havia também um grande campo de squash com bolas e raquetes, que custava dois xelins por sessão de jogo. A par disto, havia uma piscina espaçosa, situada no convés intermédio, destinada apenas aos passageiros de primeira classe.

O Capitão do Titanic

À sua direita está o famoso capitão do Titanic, Edward J. Smith. Antes de embarcar na excursão do navio inafundável, Smith serviu como oficial da Marinha Mercante Britânica e esta era suposto ser a sua última viagem antes de se reformar.

O Capitão do Titanic

As circunstâncias da sua morte foram objeto de controvérsia durante anos e surgiram várias histórias sobre a forma como terminou a sua vida. Alguns afirmam que ele se suicidou na ponte antes de o Titanic se afundar nas águas escuras do Atlântico Norte, enquanto outros afirmam que o viram afogar-se depois de salvar uma criança que se afogava.

Um dia de inverno

Os passageiros passeiam aqui no espaçoso convés principal do Titanic, ao lado dos botes salva-vidas a bordo do navio. Quando o Titanic partiu de Southampton, a 10 de abril, o tempo estava ameno (50℉-60℉), no entanto, na manhã de 14 de abril, uma frente fria entrou em cena e as temperaturas baixaram drasticamente.

Um dia de inverno

Esta fotografia assustadora foi tirada na véspera do naufrágio do navio e pode ver-se que os passageiros vestiam pesados casacos de inverno, de acordo com as condições climatéricas. Nunca teriam imaginado que estes barcos de emergência a que não prestavam atenção seriam em breve a sua salvação (para alguns, apenas).

O Notório Icebergue

Quando o Titanic embateu no icebergue, demorou cerca de duas horas e 40 minutos até que o navio se afundasse completamente abaixo da superfície do oceano. O trágico incidente ocorreu quatro dias após a viagem inaugural do navio de Southampton para a cidade de Nova Iorque e estima-se que havia 2.224 pessoas a bordo.

O Notório Icebergue

O naufrágio causou a morte de mais de 1500 pessoas, o que o tornou no desastre marítimo em tempo de paz mais mortífero da história. Os investigadores afirmam que foram necessários 15 minutos para que os destroços do Titanic se depositassem no fundo do oceano, e o que resta atualmente do Titanic está debaixo de 12.500 pés de água.

Não há botes salva-vidas suficientes

Embora o navio contivesse 2.208 passageiros, só havia botes salva-vidas suficientes para 1.178 pessoas. Um dos legados do navio foi o facto de ter um número insuficiente de botes salva-vidas para evacuar todas as pessoas a bordo. Foram utilizados 18 botes salva-vidas, carregados entre as 23h45 e as 2h15.

Não há botes salva-vidas suficientes

Muitos deles transportavam apenas metade da sua capacidade máxima e há muitas histórias diferentes que explicam este facto. Alguns dizem que tinham medo que os barcos se dobrassem com o peso, enquanto outros sugerem que foi porque a tripulação estava a seguir a tradição marítima de evacuar primeiro as mulheres e as crianças.

Um desastre cosmético

Nesta rara fotografia, os botes salva-vidas que salvaram os passageiros do Titanic estão pendurados nas laterais do Carpathia (o navio que efectuou o salvamento). Esta fotografia a preto e branco foi tirada no momento em que o navio se dirigia para o cais de Nova Iorque.

Um desastre cosmético

O projetista-chefe do navio, Alexander Carlisle, planeou originalmente que o Titanic tivesse 48 botes salva-vidas a bordo, mas o número foi posteriormente reduzido por razões estéticas. Algumas opiniões afirmaram que este número faria com que o convés do navio parecesse desordenado e desagradável à vista.

Os irmãos órfãos do Titanic

Os famosos irmãos órfãos do Titanic, Michel (à esquerda, com quatro anos) e Edmond (à direita, com dois anos) ficaram temporariamente sem pais quando o pai se afundou nas águas frias do Atlântico, juntamente com outros 1.500 passageiros.

Os irmãos órfãos do Titanic

Felizmente, os rapazes sobreviveram e acabaram por chegar a Nova Iorque, onde permaneceram durante um mês até que a mãe (que ficou em França e não embarcou no navio) os reconheceu num jornal e veio buscá-los. Esta fotografia foi tirada antes de serem identificados, em abril de 1912.

Crianças sobreviventes

Os irmãos Navratil, um deles ironicamente sentado ao lado de um barco de brincar parecido com o Titanic, tiveram a sorte de conseguir entrar num dos poucos barcos de salvamento do navio antes de este se afundar.

Crianças sobreviventes

É notável que um adulto tenha sobrevivido a um acontecimento tão aterrador e é ainda mais espantoso que crianças pequenas tenham conseguido viver os horrores do acontecimento. É quase impossível compreender o medo que os jovens passageiros sentiram ao verem o navio escapar, quanto mais os traumas que se desenvolveram após o acontecimento.

Sobreviventes do sexo masculino

Um grupo de homens sobreviventes do Titanic senta-se aqui, nas docas de Millbay em Plymouth, Inglaterra, no seu regresso a casa em maio de 1912.

Sobreviventes do sexo masculino

A criança mais nova entre os passageiros masculinos da primeira classe a sobreviver chamava-se Mestre Hudson Trevor Allison, com apenas 11 meses e oito dias de idade quando o navio se afundou. O menino mais novo entre os passageiros da segunda classe a sobreviver ao desastre tinha sete meses e 17 dias de idade quando o navio afundou, enquanto o mais jovem sobrevivente da terceira classe era As’as Tannus, de cinco meses de idade.

Notícias contraditórias

Aqui, um jornaleiro vende exemplares do Evening News, que fala do naufrágio do Titanic, em frente ao escritório da White Star Line (a empresa que lançou o Titanic). Esta fotografia foi tirada a 16 de abril de 1912, apenas um dia depois de o navio se ter afundado.

Notícias contraditórias

Assim que o Titanic embateu no icebergue, começou a enviar sinais de socorro e, felizmente, vários transatlânticos estavam suficientemente perto para captar e responder à chamada. As notícias contraditórias e o otimismo em relação ao número de sobreviventes começaram a espalhar-se pouco depois do incidente, até que os funcionários da White Star anunciaram finalmente o número oficial de mortos.

Multidões aguardam sobreviventes

Sem saber se os seus entes queridos sobreviveram, multidões juntaram-se nas docas de Nova Iorque à espera de sobreviventes. A era do Titanic era famosa pela sua segregação de classes sociais e o navio designava áreas a bordo para cada grupo. A primeira classe incluía homens de negócios, políticos, militares, industriais e banqueiros.

Multidões aguardam sobreviventes

Os passageiros da segunda classe eram maioritariamente autores, professores e clérigos, enquanto a terceira classe era constituída principalmente por imigrantes. Quando o Titanic se afundou, tornou-se claro que as classes sociais não desempenhavam qualquer papel na sobrevivência e que o dinheiro não podia salvar ninguém de se afogar nas águas geladas do Atlântico.

Carpathia ao resgate

Os sobreviventes do Titanic estão sentados no convés do Carpathia, embrulhados em cobertores e dominados pelo trauma. As roupas foram-lhes dadas pelos passageiros logo após o seu salvamento, a 15 de abril de 1912.

Carpathia ao resgate

O Carpathia enfrentou perigosos campos de gelo e desviou toda a potência do vapor para os seus motores, a fim de resgatar os passageiros do Titanic. Chegou duas horas depois de o Titanic se ter afundado oficialmente e resgatou 705 pessoas dos botes salva-vidas. O Carpathia afundou-se a 17 de julho de 1918, depois de ter sido torpedeado por um submarino alemão, o que resultou na perda de cinco tripulantes.

A corajosa tripulação

Estima-se que o Titanic tinha 885 tripulantes. Talvez reconheça o homem de barba branca sentado no meio da frente como o Capitão Edward J. Smith.

A corajosa tripulação

Na fila de baixo, à esquerda, está o oficial-chefe Henry Wilde, que estava originalmente encarregue do navio Olympic, mas que foi transferido para o Titanic para a sua viagem inaugural. Wilde estava de folga quando o Titanic embateu no icebergue, no entanto, assumiu o controlo dos botes salva-vidas e foi visto pela última vez a tentar libertar os botes desmontáveis. O seu corpo nunca foi encontrado.

Os Inspectores

Tendo em conta a quantidade de energia e recursos necessários para construir o Titanic, bem como os milhares de vidas que dependiam desta obra de engenharia, só se pode imaginar a pressão exercida sobre as pessoas encarregadas de inspecionar o navio para se certificarem de que estava pronto para partir.

Os Inspectores

Os dois homens que passeiam abaixo eram conhecidos como Bruce Ismay e William Price e desempenharam um papel importante na equipa de inspeção do Titanic. Foram alvo de duras críticas após a tragédia.

Uma hélice descoberta

Dentro dos destroços, a equipa de Robert descobriu uma das três hélices, que foi descoberta no lado estibordo do navio. As hélices laterais do Titanic tinham 23 pés de largura, enquanto a do meio media 16 pés.

Uma hélice descoberta

A imagem da esquerda foi tirada no final da construção do Titanic e dá uma ideia clara da dimensão do navio e das suas hélices. Se o navio estivesse virado para cima, o Titanic teria sido mais alto do que qualquer edifício que existisse durante esse período.

Harold Bride

Embora a maior parte da fama seja atribuída a Jack Phillips, o oficial de rádio sénior a bordo do Titanic, é importante mencionar também Harold Bride, o seu colega mais novo. Ambos foram responsáveis pelo envio do sinal de socorro quando o navio embateu no icebergue.

Harold Bride

Nesta fotografia, Bride está a ser transportado pela prancha de embarque. Os seus pés estão envoltos em ligaduras, em consequência dos ferimentos sofridos durante a operação de salvamento.

Convés do Sol

Por baixo deste convés, situavam-se os alojamentos dos passageiros de segunda e terceira classe. Surpreendentemente, os alojamentos da segunda classe eram de facto muito superiores aos alojamentos da primeira classe noutros navios.

[Caption id=”attachment_57503″ align=”aligncenter” width=”1000″] Convés do Sol[/caption]

Eram muito mais espaçosos e confortáveis. De acordo com o registo de passageiros do navio, foram registados 284 passageiros no compartimento de segunda classe, quando este foi concebido para acomodar um número máximo de 410. Esta imagem também mostra alguns dos guindastes eléctricos do Titanic.

Um Baralho

O convés A, também conhecido como convés de passeio, ficava por baixo do convés dos barcos. Este convés tinha um tamanho bastante invulgar, pois estendia-se por pouco mais de 500 pés e tinha uma forma irregular que variava entre 24 e 72 pés.

Um Baralho

Este passeio destinava-se aos passageiros de primeira classe, bem como a algumas outras instalações a bordo deste convés, que incluíam uma sala de fumo, uma sala de leitura e um salão.

Um Inquérito Oficial

Quatro dias após o naufrágio do Titanic, a 19 de abril de 1912, o Senado abriu um inquérito oficial sobre as causas que levaram à destruição do navio. O homem na fotografia é o Sr. J. Bruce Ismay, o mais alto funcionário da companhia que explorava o Titanic. Ele também sobreviveu ao incidente.

Um Inquérito Oficial

No decurso da investigação, descobriu-se que o Sr. Ismay estava ciente dos perigos colocados pelo campo de icebergues, mas não revelou esta informação ao capitão.

A Âncora

Um navio do tamanho do Titanic precisava, sem dúvida, de uma âncora enorme. De facto, o Titanic tinha três âncoras. No entanto, a mais impressionante de todas era a âncora central. O seu comprimento total era de 18 pés e 6 polegadas.

A Âncora

A cabeça da âncora media 10 pés e 9 polegadas de largura. A âncora foi produzida por Noah Hingley & Sons em Netherton, Reino Unido, em 1910. A âncora pesava 15 toneladas ou 30.000 libras.

Bote salva-vidas de emergência n.º 1

Por volta da 1h05 da manhã, a embarcação salva-vidas de emergência n.º 1 foi lançada à água. Era a quinta embarcação a ser lançada na noite do naufrágio. Apesar da ordem para que as mulheres e as crianças fossem as primeiras a sair, esta embarcação tinha maioritariamente homens a bordo.

Bote salva-vidas de emergência n.º 1

Uma vez que este bote foi lançado a partir do lado estibordo (direito) do navio, que estava sob a responsabilidade do Primeiro Oficial William McMaster Murdoch, este permitiu que vários homens de primeira classe tomassem este bote, depois de presumivelmente terem interpretado mal as ordens do capitão.

O que resta do convés do barco

No silêncio misterioso e subaquático do oceano Atlântico Norte, encontram-se os restos enferrujados do Titanic. Esta peça em particular faz parte do convés do barco do navio. Esta doca era o mais alto dos dez conveses do Titanic.

O que resta do convés do barco

Foi aqui que os barcos foram guardados e mais tarde lançados ao mar, na madrugada de 15 de abril. Mais tarde, descobriu-se que o escasso número de barcos, não mais de 20, foi em parte a razão do destino de tantos passageiros e tripulantes.

William McMaster Murdoch

William McMaster Murdoch, o primeiro oficial do navio, que estava no comando da ponte do Titanic quando este colidiu com o iceberg, não agiu de forma cobarde como foi retratado no famoso filme Titanic.

William McMaster Murdoch

De facto, este marinheiro escocês era conhecido como um homem de confiança, que subiu na hierarquia até se tornar primeiro oficial e um dos marinheiros mais proeminentes da empresa. Embora o Sr. Murdoch não tenha sobrevivido, os detalhes exactos que envolvem o seu destino permanecem desconhecidos até hoje.

Os Motores

Para alimentar um navio tão grande, era obviamente necessário equipá-lo com motores enormes. Estes eram movidos a vapor, o que significa que o carvão era queimado para os fazer funcionar. Quando lançados em conjunto, produziam cerca de 30.000 cavalos de potência.

Os Motores

A tecnologia utilizada na construção destes motores e o seu design geral eram bastante inovadores na altura. Também iria preparar o terreno para a utilização de tecnologia de motores semelhante no futuro.

Vigias abertas

À medida que o inquérito oficial, lançado pelo Senado, avançava, descobriu-se que uma das razões por detrás do rápido afundamento do Titanic se devia ao facto de a tripulação ter deixado muitas das suas vigias abertas. O Titanic demorou duas horas e quarenta minutos a afundar-se, o que é relativamente rápido para um navio do seu tamanho.

Vigias abertas

Duas linhas de vigias abertas foram detectadas debaixo de água por membros da tripulação que se estavam a instalar nos botes salva-vidas. As vigias abertas significavam que o navio estava a meter água rapidamente.

Remando para a segurança

Aqueles que conseguiram subir para os barcos de salvamento esforçaram-se para chegar ao navio de salvamento, o RMS Carpathia. A maioria dos sobreviventes eram mulheres e crianças. De facto, o segundo oficial a bordo do Titanic, Charles Herbert Lightoller, perguntou ao capitão se não deviam deixar as mulheres e as crianças entrarem primeiro nos botes.

Remando para a segurança

No final, cerca de 74% das mulheres e 52% das crianças foram resgatadas, contra apenas 20% dos homens.

A Ponte

A ponte do Titanic estava localizada no convés dos barcos, na sua extremidade. Convenientemente, os aposentos dos oficiais situavam-se atrás da ponte, pelo que não precisavam de perder muito tempo a entrar e a sair de lá.

A Ponte

A ponte abrigava o aparelho de governo do navio, o telégrafo de ordem das máquinas e alguns outros equipamentos mecânicos importantes. Ao aproximar-se do icebergue, foi a partir desta cabine que o sino de aviso tocou três vezes.

Piscina

O Titanic foi o primeiro transatlântico a estar equipado com uma piscina, acessível apenas aos passageiros da primeira classe. Estava localizada no interior do navio, no convés F, a estibordo.

Piscina

Tecnicamente, não se chamava “piscina”, mas sim “banho”. Era, talvez, acima de tudo, um símbolo de luxo. Tinha 30 pés de comprimento e 14 pés de largura. Como o único acesso a ela era através de uma porta estanque, é possível que ainda esteja em bom estado, desde que se possa aceder a ela.

Coletes salva-vidas

Talvez este seja um facto pouco conhecido, mas havia um número suficiente de coletes salva-vidas no Titanic. Por outras palavras, todos os passageiros tinham um colete salva-vidas. No entanto, como estamos a falar dos primeiros tempos das viagens modernas, os coletes eram feitos de lona e cortiça.

Coletes salva-vidas

Quando muitos dos passageiros não puderam embarcar nos barcos, simplesmente saltaram por cima do corrimão com os seus coletes salva-vidas, sofrendo assim ferimentos graves – devido à má conceção destes coletes.

Águas traiçoeiras

As águas que rodeiam a Nova Escócia são conhecidas por serem extremamente frias. Foi aqui que o Titanic se afundou depois de embater num icebergue. Surpreendentemente, o tempo na noite do naufrágio estava muito calmo.

Águas traiçoeiras

O capitão do Titanic foi mesmo citado a dizer que “era como um lago de moinho”. Estudos posteriores revelaram que uma grande célula de pressão levou os icebergues do seu local habitual a norte para sul, acabando por atravessar o caminho do Titanic.

Os Pobres Paqueteiros

A função dos paquetes era transportar bagagens pesadas e fazer tarefas de limpeza para os passageiros de primeira classe. Infelizmente, todos estes jovens pereceram no desastre. James Humphries, um intendente que comandava o bote salva-vidas n.º 11, partilhou a história de como estes cinquenta rapazes perderam a vida.

Os Pobres Paqueteiros

Pouco depois de colidirem com o icebergue, os rapazes foram chamados à entrada da cabina principal e disseram-lhes para ficarem lá até novas ordens. Quando a direção percebeu que o navio se estava a afundar, ordenou que cada homem se salvasse. Os rapazes, infelizmente, nunca conseguiram chegar aos barcos de salvamento.

O escritório da White Star Line

Esta fotografia foi tirada em Nova Iorque, no exterior do escritório da White Star Line. As pessoas reuniram-se neste local entre 15 e 18 de abril de 1912, para ouvir as últimas notícias sobre o desastre.

O escritório da White Star Line

A White Star Line foi fundada em 1850 para tirar partido de um aumento do comércio na sequência da descoberta de ouro na Austrália. Fundada a partir dos restos de uma extinta companhia de transporte de encomendas, transformou-se gradualmente na linha de navegação mais proeminente do mundo, fornecendo serviços de passageiros e de carga entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

Os recém-casados

O Titanic era conhecido por transportar uma variedade de diferentes tipos de passageiros, o que incluía estes dois adoráveis recém-casados, o Sr. e a Sra. George A. Harder. O casal estava a caminho da sua lua de mel quando o navio desceu ao fundo do oceano.

Os recém-casados

A Sra. George sobreviveu ao naufrágio, mas o seu marido, infelizmente, foi acrescentado à lista de mortos. O fotógrafo Bernie Palmer vendeu os direitos desta fotografia rara por apenas 10 dólares, mas arrependeu-se nos anos seguintes, quando o seu valor disparou.

Fonte Drivepedia