Um até logo aos Ipês e um viva às árvores de Flamboyants - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Um até logo aos Ipês e um viva às árvores de Flamboyants

Há quem ame os Ipês e quem vislumbre a beleza dos Flamboyants. Ao fim da florada dos Ipês têm início a sua temporada, entre os meses de outu...

Há quem ame os Ipês e quem vislumbre a beleza dos Flamboyants. Ao fim da florada dos Ipês têm início a sua temporada, entre os meses de outubro a dezembro a árvore vai mudando as paisagens pela cidade.


Como um verdadeiro guarda-chuva natural, cores vibrantes em vermelho chama a atenção de quem passa. Apesar de a espécie ser nativa da ilha de Madagascar, desfila sua beleza também pela capital. Por são cerca de 100 mil árvores que representam a espécie no DF, segundo dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Para o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, as áreas verdes da cidade são de grande importância para a qualidade de vida da população. “A Administração vem realizando um trabalho de zeladoria, que cuida das plantas já existentes e também realiza apoio no recolhimento de lixo verde. A ideia é contribuir para manter a nossa arborização, além de deixar a cidade linda, como um verdadeiro cartão-postal”, frisa Valdemar.

Devido a beleza o flamboyant é considerado uma das árvores mais bonitas do mundo, não à toa é muito utilizada no paisagismo. Mas antes de plantar essa árvore é preciso ficar atento ao tamanho do espaço, pois ele necessita de áreas grandes, como os galhos se alongam as raízes seguem o mesmo fluxo. Por isso não é indicado plantar essa espécie em calçadas estreitas e áreas pequenas.


“A Novacap, por meio do Departamento de Parques e Jardins, é responsável por cuidar da área verde do Plano Piloto, que contém cerca de 1,5 milhão de árvores, além do paisagismo de todo o Distrito Federal. Pedimos que a população evite plantar sem a autorização da Novacap, para que espécies inadequadas não prejudiquem a urbanização das cidades, como calçadas e estacionamentos. Podas de árvores podem ser solicitadas pela Ouvidoria 162, onde um técnico do DPJ faz a análise e demanda a equipe de podas para ir até o local”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Caso a pessoa queira plantar uma árvore próxima à residência, deverá solicitar a visita técnica da Novacap, para indicar a espécie adequada ao plantio, por meio do telefone:  3403 2300.

Texto: Daniela Uejo/RA-PP


Daniela Cristina Guimarães Uejo
Chefe da Assessoria de Comunicação
Administração Regional do Plano Piloto

Fonte Portal de Notícias Ritmo Cultural

Nenhum comentário