Administração do Paranoá define lista tríplice para gerente de cultura - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Administração do Paranoá define lista tríplice para gerente de cultura

São eles os responsáveis por desenvolver a economia criativa, bem como coordenar e organizar eventos e projetos culturais nas regiões admini...

São eles os responsáveis por desenvolver a economia criativa, bem como coordenar e organizar eventos e projetos culturais nas regiões administrativas. Os gerentes de cultura das cidades do DF são escolhidos por votação e seguem mandato de três anos. Nesta semana, foi a vez dos músicos, artesãos e produtores do Paranoá elegerem a lista tríplice para o cargo. Entre os três nomes indicados, um ocupará a função por três anos. O mesmo processo ocorreu no Cruzeiro, em novembro; no Guará, em outubro; em Brazlândia, em maio; no Itapoã, em março; e em outras cidades.

Agora, cabe ao administrador regional Wellington Santana analisar o currículo dos candidatos e indicar um deles para nomeação do governador Ibaneis Rocha no Diário Oficial do Distrito Federal

‌No Paranoá, 102 eleitores acompanharam um debate entre os três candidatos e, posteriormente, escolheram um deles. Em primeiro lugar na votação, ficou o atual gerente de cultura da cidade, o músico e produtor cultural Wagner Teixeira Lima de Souza, com 88 votos. O carnavalesco Gilvam Lima Oliveira foi o segundo mais lembrado, com 10 votos, seguido pela ativista cultural Jenifer Amanda de Castro, que somou três votos. Houve um voto nulo.

‌Agora, cabe ao administrador regional Wellington Santana analisar o currículo dos candidatos e indicar um deles para nomeação do governador Ibaneis Rocha no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A escolha será divulgada em janeiro. Para participar, os interessados comprovaram notório saber artístico-cultural e, no mínimo, dois anos de atuação nas áreas artísticas e culturais, conforme prevê a Lei Complementar do Distrito Federal nº 934/2017 (Lei Orgânica da Cultura). Também anexaram comprovante de residência, portfólio cultural e currículo ao efetivar a inscrição.

Músicos, artesãos e produtores do Paranoá elegeram a lista tríplice para o cargo | Foto: Divulgação/Administração Regional do Paranoá

O presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), Wellington Rocha, explica que o gerente de cultura trabalhará com o Conselho Regional de Cultura do Paranoá. “O conselho é o órgão fiscalizador do processo das eleições e das políticas públicas da gerência da cidade, que executa as ações. Ou seja, os dois trabalham juntos para atenderem as necessidades do setor produtivo, de forma com que a real necessidade cultural seja atendida pelas inciativas”, esclarece.

A remuneração bruta do gerente de cultura é R$ 3.675, mais auxílio alimentação. Também são responsabilidade do cargo promover, organizar e executar atividades recreativas, desportivas e de lazer; acompanhar a realização de obras e serviços de restauração de monumentos, peças e espaços culturais da administração regional; zelar pela adequada utilização de documentos, peças e espaços culturais; executar levantamento de dados atinentes à memória pública; promover a maximização da utilização de espaços culturais, assim como demandar e monitorar a manutenção, conservação, limpeza e segurança de tais instalações; entre outras.

Fonte Agência Brasília

Nenhum comentário