APROVADO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO IOLANDO, QUE PROPÕE MAIS ACESSIBILIDADE EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO DISTRITO FEDERAL - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

APROVADO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO IOLANDO, QUE PROPÕE MAIS ACESSIBILIDADE EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO DISTRITO FEDERAL

A  Câmara Legislativa do DF aprovou, nesta quarta-feira (13), um Projeto de Lei visando a melhoria da acessibilidade em estabelecimentos com...


Câmara Legislativa do DF aprovou, nesta quarta-feira (13), um Projeto de Lei visando a melhoria da acessibilidade em estabelecimentos comerciais. O projeto de lei nº 1.719/2021, de autoria do deputado distrital Iolando Almeida, propõe a instalação de dispositivos de áudio acoplados a leitores óticos de preços.

A medida tem o objetivo de auxiliar pessoas com problemas de visão ou dificuldades de leitura, garantindo sua autonomia e efetividade enquanto consumidores.

A proposta, além de ser um avanço significativo para a inclusão, atende às necessidades da comunidade com deficiência visual. O dispositivo de áudio facilitará a execução de atividades cotidianas, como compras, sem embaraços ou dependência de terceiros, promovendo a independência e a dignidade das pessoas com deficiência.

O texto diz, ainda que, após a aprovação da Lei, o Poder Executivo terá até 90 dias para regulamentá-la. Os estabelecimentos comerciais, por sua vez, deverão se adaptar dentro do prazo estipulado pela norma.

“Esta iniciativa é um marco na legislação do Distrito Federal, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência”, diz Iolando. “Inclusão e acessibilidade são prioridades em meu mandato, e por isso lutamos diariamente para melhorar a condição de vida das pessoas com deficiência, seja através de leis ou articulação política. Nosso objetivo é transformar o DF na capital da acessibilidade e inclusão,” completa o parlamentar.

Da redação com a fonte da Assessoria de Comunicação – Gabinete do Deputado Iolando

Nenhum comentário