Esses são os navegadores mais usados no Brasil - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Esses são os navegadores mais usados no Brasil

Para alcançar a liderança em um mercado tão competitivo como o brasileiro, um navegador precisa não apenas de um nome forte, mas também de f...

Esses são os navegadores mais usados no Brasil

Para alcançar a liderança em um mercado tão competitivo como o brasileiro, um navegador precisa não apenas de um nome forte, mas também de funcionalidades atraentes. No ranking de popularidade no Brasil, a liderança é ocupada por um nome bem previsível e conhecido do público. No entanto, as demais posições são competidas “a tapa” pelos outros navegadores, cada um com suas características únicas e reconhecimento de marca.

Leia também

Navegadores mais usados pelos brasileiros no celular

O período analisado vai de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. Os dados são oriundos da StatCounter, uma empresa bem conhecida e que monitora os padrões de uso na internet. E como não podia deixar de ser, o Google Chrome domina o uso em smartphones. Vejamos os cinco navegadores mais escolhidos pelos brasileiros.

Na quinta colocação aparece o Edge, da Microsoft. Embora menos popular em smartphones, ele conseguiu ultrapassar o Firefox, conquistando 0,26% da preferência dos usuários. Um número pequeno devido à fidelidade dos usuários a outras opções disponíveis no mercado.

Opera, apesar de não ser o favorito da maioria, talvez tenha conquistado seus 0,6% de uso em smartphones brasileiros graças a recursos inovadores como VPN gratuita e economizador de bateria. Por isso ele aparece na quarta posição. Já o navegador Samsung Internet obteve 4,19% da preferência, possivelmente por estar presente nos modelos de smartphones mais vendidos da Samsung no Brasil.

Em segundo lugar temos o Safari, da Apple, navegador padrão dos iPhones, muito populares no Brasil. Portanto, o Safari é naturalmente uma escolha comum para quem possui um iPhone. Ele possui um market share de 15,58% dos usuários. Um número elevado, apesar do alto custo dos aparelhos.

Chrome lidera soberano entre os navegadores para smartphones com 78,64%, um sucesso que vai além de ser um produto da Google, refletindo sua qualidade diante de concorrentes de peso. Portanto, a lista final ficou assim:

  • 1º lugar: Google Chrome – 78,64%
  • 2º lugar: Safari – 15,58%
  • 3º lugar: Samsung Internet – 4,19%
  • 4º lugar: Opera – 0,6%
  • 5º lugar: Edge – 2,26%

Navegadores mais usados no PC

Como escolher o melhor navegador para o seu celular - Giz Brasil

Quando o assunto são os navegadores para PC, a história muda um pouco, apesar de o Chrome ainda manter a liderança, as posições seguintes são bem diferentes.

Na quinta posição aparece o Safari, com 1,5% do mercado conforme a Statcounter, encontra mais dificuldade em ganhar popularidade, estando restrito aos computadores da Apple, que têm um custo mais elevado em comparação aos PCs de outras marcas. O público brasileiro também parece preferir o Windows ao macOS. E embora até tenha uma versão para Windows, ela não é popular entre os usuários.

Firefox, conhecido por sua rapidez e capacidade de personalização, conquistou 4,58% dos usuários de internet via PC no Brasil, graças à sua eficiência em gerenciar múltiplas abas abertas e por seus recursos de privacidade. Infelizmente, em quarto lugar, ele está longe dos tempos áureos quando disputava com o finado Internet Explorer.

Em terceiro lugar aparece o Edge, graças aos investimentos da Microsoft. Ele vem ganhando espaço pouco a pouco, alcançando 9,89% de uso entre os PCs brasileiros e superando o Firefox. Em segundo lugar está o Opera com 10,22%. Apesar de parecer mais pesado por oferecer muitos recursos embutidos, agrada muitos usuários brasileiros com seu desempenho e funcionalidades, incluindo menus laterais úteis. Eu, particularmente, uso o Opera como navegador padrão há mais de 10 anos.

E como já era de se esperar, o Google Chrome mantém o topo da lista de navegadores para PC com 72,04% da preferência, graças à sua interface simples e eficiente, além da forte presença da marca no Brasil. Assim o ranking final nos computadores fica dessa forma:

  • 1º lugar: Google Chrome – 72,04%
  • 2º lugar: Opera – 10,22%
  • 3º lugar: Microsoft Edge – 9,89%
  • 4º lugar: Firefox – 4,58%
  • 5º lugar: Safari – 1,5%

E por aí? Qual navegador é o dominante? Por aqui eu só uso o Opera e mal abro os outros navegadores.

Fonte hardware.com.br

Nenhum comentário