Os moradores de Samambaia terão acesso a diversos serviços públicos por meio da Carreta da Inclusão até quinta-feira (15), das 10h às 17h. A...
Os moradores de Samambaia terão acesso a diversos serviços públicos por meio da Carreta da Inclusão até quinta-feira (15), das 10h às 17h. A ação, iniciada nesta terça (13), está sendo realizada na quadra QS 304, Conj 5, Lote 01/03 (ao lado da Paróquia Santa Luzia).
“A Carreta da Inclusão é uma grande inovação do Governo do Distrito Federal (GDF). Além dos diversos serviços ofertados por órgãos públicos, este projeto tem um grande diferencial: uma arena gamer inclusiva completamente adaptada para as necessidades dos PcDs. Para aqueles que desejam seguir carreira na área de jogos eletrônicos, também será possível fazer a inscrição no programa Gamifica, que oferece cursos de design, desenvolvimento e marketing”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.
Além da entrega das carteiras de identificação para pessoas com deficiência (PcD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), também será possível obter atendimentos jurídicos feitos pela Defensoria Pública do Distrito Federal, fazer o Cadastro Único da Pessoa com Deficiência, auxílio para encontrar uma oportunidade profissional, dentre diversas outras opções.
Para Daniele Sousa, de 35 anos, a carteira de identificação irá auxiliar a comprovar que possui deficiência auditiva. “Para mim, que sou surda, ter este documento fará toda a diferença”, afirma. Já para Francisco da Silva Costa, tornará as tarefas do dia-a-dia, como ir ao banco, mais fáceis. “Com a carteirinha em mãos, conseguirei andar de ônibus e fazer outras tarefas rotineiras com mais tranquilidade”, destaca.
“Estamos vivendo um momento muito especial hoje, uma vez que Samambaia será a região administrativa com maior número de entregas nesta primeira fase do projeto”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.
A Carreta da Inclusão já esteve presente no Guará e no Recanto das Emas. Ao todo, já foram realizados mais de 2.975 atendimentos desde o início do projeto. A expectativa é que mais de 800 carteiras de identificação sejam entregues em Samambaia.
Com informações da Secti