O período de seca característico de agosto torna o mês propício para grandes eventos e festivais ao ar livre no Distrito Federal. Só esta se...
O período de seca característico de agosto torna o mês propício para grandes eventos e festivais ao ar livre no Distrito Federal. Só esta semana, a agenda cultural conta com três: Rally dos Sertões BRB, Cerrado Jazz Festival e Festival Sinfônico, todos executados com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das secretarias de Cultura e Economia (Secec-DF) – com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – e de Turismo (Setur-DF).
Pela primeira vez, Brasília será o cenário da largada e da chegada do Rally dos Sertões BRB. Mais do que uma competição de esporte de aventura, o evento também proporciona lazer. Desde terça-feira (20) está aberta para visitação a Vila Sertões, em uma estrutura no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. O espaço é gratuito até esta sexta-feira (23), das 10h às 22h. Lá, as pessoas têm acesso às áreas de boxes, aos carros e aos próprios competidores das 66 equipes participantes da edição. “É muito bacana, porque dá para a população ver de perto o que são essas máquinas que competem no Rally dos Sertões”, afirma a CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes.
Outro destaque da programação é o Super Prime, que ocorre na sexta-feira (23), a partir das 14h, quando o público poderá conferir uma exibição das oito equipes que largarão nas primeiras posições no sábado durante o rally, em uma arquibancada com capacidade para 10 mil pessoas. Gratuitos, os ingressos foram disponibilizados pela Setur, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.
Na área externa do Museu Nacional da República, o destaque é a nova edição do Cerrado Jazz Festival. “O Cerrado Jazz surgiu em 2015 com essa missão de ocupar os espaços públicos da cidade e tornar esses espaços mais acessíveis e mais democráticos, temos uma programação diversificada para todos os públicos”, destaca a idealizadora do Cerrado Jazz Festival, Lorena Oliveira.
Este ano, o evento ocorre em dois dias – sexta e sábado (24) –, com atrações conhecidas nacionalmente e artistas locais. No primeiro dia, os grandes destaques são Joyce Moreno, que se apresenta às 21h30, e o duo Amaro Freitas e Zé Manoel, com o show em homenagem ao Clube da Esquina, a partir das 23h. No sábado, a programação conta com Metá Metá (20h), Ivan Lins (21h30) e Ellen Oléria interpretando sucessos de Nina Simone (23h). Os ingressos estão disponíveis gratuitamente no site Sympla.
Na Concha Acústica, o Festival Sinfônico V chega ao segundo fim de semana. Livre para todos os públicos, o evento começa às 17h no sábado. A programação fará uma fusão entre a música clássica e os ritmos tradicionais, com shows de Liniker, Murica, Guaja, Pé de Cerrado e Seu Estrelo & Orquestra Marafreboi. Os ingressos foram comercializados nos primeiros lotes em valores promocionais. Ainda há tíquetes disponíveis no site Sympla no formato de passaporte, que dá acesso aos shows dos próximos dias: 31 deste mês e 7 de setembro.
Manifestações artísticas
Em continuidade da temporada de agosto, o Buraco do Jazz terá edições nesta quinta e na sexta-feira, das 18h às 23h55, no gramado do Panteão da Pátria, espaço gerenciado pelo Centro Cultural Três Poderes, vinculado à Secec. Com mais de 200 edições executadas em oito anos, o evento promove apresentações de jazz e variáveis do blues gratuitamente para o brasiliense. Paralelamente aos shows, há um espaço para a difusão da economia criativa com expositores de roupas, joias e artesanato e foodtrucks.
No domingo, no Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte, ocorre a segunda edição do Forró das Fulô, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto é encabeçado pela banda brasiliense composta apenas por mulheres As Fulô do Cerrado. A programação será das 13h às 17h, com apresentação musical do grupo, participação especial de Maísa Arantes e oficinas. O evento ocorre quinzenalmente sempre aos domingos no Eixão.
O Museu de Arte de Brasília (MAB) será palco de uma experiência cultural, educativa e imersiva do Museu Dinâmico de Cera: Ato II – A Semana de Arte Moderna, no sábado. Com entrada franca, o projeto utiliza linguagens de teatro, música, artes visuais e literatura para aproximar o público de figuras icônicas, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mario de Andrade. Para isso, cinco atores posicionados estrategicamente ao longo dos espaços do MAB dão vida a essas figuras centrais da Semana de Arte Moderna de 1922, narrando histórias e compartilhando curiosidades sobre o movimento. As sessões ocorrem às 10h, 11h, 14h30 e 15h30.
Sétima arte
Nesta semana, a programação do Cine Brasília, localizado na 106/107 Sul, permitirá ao espectador uma viagem por diferentes partes do mundo. A primeira delas será pela cultura francesa, por meio da mostra 3X Truffaut, promovida pelo Instituto Francês, que tem exibições nesta quinta, sexta e domingo, às 14h, com entrada gratuita. Serão exibidas três obras fundamentais de um dos criadores do movimento nouvelle vague, François Truffaut: A História de Adèle H (domingo), A Idade da Inocência (quinta-feira) e Jules e Jim: Uma Mulher para Dois (sexta-feira).
Já no sábado, a viagem é para a Rússia, com uma sessão especial promovida pela embaixada do país, que transmitirá o longa-metragem Ar, de Aleksey German Jr. O filme retrata uma das invasões do exército alemão de Adolf Hitler à Rússia, em 1942, durante a Grande Guerra Patriótica, do ponto de vista de jovens pilotos de aviação. A produção estreou em outubro de 2023, durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, ocasião em que foi premiada.
Fonte Agência Brasília