As disputas de modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 foram pausadas na noite de sábado (28) para que os estudantes pudes...
As disputas de modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 foram pausadas na noite de sábado (28) para que os estudantes pudessem celebrar a cultura regional de cada cantinho do Brasil. A festa “A Noite dos Estados”, parte da programação dos JEBs 2024, reuniu atletas para explorar a riqueza cultural das diferentes regiões do país com apresentações e comidas típicas.
No estande do Distrito Federal, a equipe da capital federal destacou a diversidade arquitetônica da cidade, além de apresentar a vegetação do Cerrado e a fauna local.
“Trouxemos um pouco da cultura e da arquitetura de Brasília, mostrando a beleza do Cerrado e da vegetação local por meio de imagens. Para que os alunos tenham uma lembrança, oferecemos um marcador de página com a bandeira do Distrito Federal e os monumentos que o representam”, afirmou Roger Rezende, professor de Educação Física e servidor da Gerência de Desporto Escolar (Gedesp) da Secretaria de Educação do DF.
Entre os monumentos expostos estavam a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Memorial JK e a Ponte JK. As imagens ajudaram a conectar os alunos com a identidade da capital do país.
A equipe do DF também falou sobre a gastronomia local. “A culinária de Brasília é uma fusão de sabores de todos os estados do Brasil. Em vez de destacar um prato específico, optei pelo pequi, que é bem característico da região e simboliza essa diversidade cultural. Mas temos também uma variedade de outros frutos do Cerrado”, concluiu Roger.
Comidas típicas
Os 26 estados e o DF, que fazem parte do JEBs 2024, tiveram a oportunidade de apresentar nos estandes as riquezas das regiões. O estande de Pernambuco, estado que sedia os jogos, trouxe um verdadeiro banquete nordestino, exibindo pratos típicos como o caldinho de feijão e doces regionais, além de reforçar a riqueza da cultura nordestina com músicas e tradições.
Júlia Melo e Sara Brochueri, 13 anos, que são do DF e estudam no Jardim Botânico, visitaram a exposição e aproveitaram para adoçar o paladar com o famoso bolo de rolo. “Uma delícia. É bem docinho e parece mais um doce do que um bolo”, disse Júlia. “É muito bonito por fora, delicado, e a massa é fina. Gostei”, aprovou Sara.
O oficial da equipe da delegação de Pernambuco, Marinho do Socorro Pereira, representou o estado com o melhor da gastronomia. “A gastronomia realmente domina aqui. Temos bolo de rolo, bolo de noiva, mungunzá, rapadura, pé de moleque e uma variedade incrível de alimentos. Não podemos esquecer do famoso caldinho de feijão que tomamos na praia. Essa é uma tradição que encanta”, explicou Marinho.
Marinho também celebrou poder vivenciar todas as culturas no seu estado por meio de uma competição esportiva. “Esta é a segunda vez que participo do JEBs e estou encantado especialmente por ter sido na minha cidade, em Pernambuco. Recebemos diversas culturas e atletas, e tivemos a oportunidade de aprender uns com os outros”, finalizou Marinho.
JEBs 2024
Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com o apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno. A iniciativa enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou ao Recife uma delegação de 245 membros.
Com informações da SEEDF