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Governo de Minas conclui reparo dos primeiros elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa

Conforme cronograma definido, Seplag-MG inicia, agora, a fase de preparo, limpeza e testes nos equipamentos entregues, para garantir o confo...

Conforme cronograma definido, Seplag-MG inicia, agora, a fase de preparo, limpeza e testes nos equipamentos entregues, para garantir o conforto e segurança dos usuários

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As obras de reparo realizadas no primeiro lote de elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa serão concluídas nesta semana. Doze equipamentos já foram entregues no último dia 23/9 e, até o fim da semana, outros 12 serão disponibilizados, finalizando a primeira etapa das intervenções, conforme cronograma definido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Seplag / Divulgação

Os elevadores receberam um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, trabalho que será feito nos 58 elevadores. No mês de setembro, também teve início a segunda etapa, com as obras de reparo em mais 18.

Agora, os equipamentos entregues estão sendo preparados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para utilização segura e retomada do funcionamento. A ação inclui a configuração e a conferência elétrica, mecânica, de automação, a limpeza das cabines e testes de segurança. O trabalho visa atender ao objetivo permanente de assegurar a segurança e conforto no uso dos elevadores para servidores e visitantes da Cidade Administrativa.

Concluídos o preparo e a limpeza, será definido o cronograma para a retomada do uso dos equipamentos, com a divulgação de todas as etapas para os usuários. A estimativa é que ainda no mês de outubro os elevadores já comecem a ser utilizados.

Conclusão dos reparos

Os reparos nos 16 elevadores restantes, conforme o cronograma, está previsto para ocorrer nos meses de novembro e dezembro.

Uma empresa de Nova Lima foi contratada pela Codemge para assumir as obras, seguindo a legislação federal, com adoção do critério de julgamento de forma qualitativa, por menor preço e menor prazo de execução.

A contratação teve como justificativa a importância dos elevadores para a mobilidade e a segurança dos usuários da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, com diversos órgãos e entidades de sua estrutura direta e indireta.

Servidores

Os 58 elevadores que integram os prédios Minas e Gerais foram interditados no início de maio, após perícias feitas por órgãos de segurança e infraestrutura do Estado indicarem a necessidade de suspensão do uso dos equipamentos.

Logo após a interdição, foi publicado o Decreto Estadual nº 48.820/2024, que autorizou a realização de teletrabalho excepcional para os servidores que não desempenham funções essencialmente presenciais.

Os demais servidores, que precisam trabalhar presencialmente, foram realocados nos andares baixos (1º, 2º e 3º) dos prédios Minas e Gerais.

A Intendência da Cidade Administrativa também disponibilizou um espaço de trabalho compartilhado, localizado no lado ímpar do 2º andar do prédio Gerais, que funciona mediante reserva diária.  

Fonte Agência Minas Gerais