Hidrelétricas terminam o mês com menos da metade do reservatório - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Hidrelétricas terminam o mês com menos da metade do reservatório

(Imagem: Mongabay) Efeitos da pior seca dos últimos anos.  Com a falta de chuvas, a quantidade de água armazenada nos reservatórios das hidr...

(Imagem: Mongabay)

Efeitos da pior seca dos últimos anos. Com a falta de chuvas, a quantidade de água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas deve terminar o mês de outubro com menos de 40% da capacidade.

  • Isso significa que, ao longo do próximo mês, os reservatórios vão perder quase 7% da água que tinham no começo desta semana — afetando a geração de energia para o país inteiro.

💡 Como a luz chega na sua casa? No Brasil, mais de 75% da eletricidade vem das hidrelétricas, que dependem do nível dos rios para, basicamente, gerar energia a partir da força do movimento da água.

Enquanto a previsão é de um volume de chuvas 50% menor do que o normal para o ano, a demanda por eletricidade aumenta cada vez mais por causa do calor — com o uso de ar-condicionado ou ventilador, por exemplo.

Qual é a alternativa? Com as hidrelétricas secando, o país precisa buscar outras formas de gerar energia para evitar apagões. A principal solução é acionar as usinas termelétricas.

Acontece que elas rodam com queima de combustíveis e são bem mais caras para funcionar, fazendo com que o governo repasse esse aumento para a conta de luz da sua casa justo no momento em que o calor vem chegando.

No fim da linha… Uma cobrança extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos vai começar em outubro. Como referência, uma casa numa cidade do nosso país gasta aproximadamente 150 kWh a 200 kWh por mês.


Fonte The News