Na manhã desta sexta-feira (18), o ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu uma ação especial do Projeto Humaniz...
Na manhã desta sexta-feira (18), o ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu uma ação especial do Projeto Humanizar, promovido pela Gerência Geral de Humanização e Experiência do Paciente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A iniciativa teve como base o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
De acordo com a chefe do Núcleo de Humanização, Letícia Angelo, o foco principal da ação é proporcionar acolhimento e informações relevantes aos pacientes acerca do câncer de mama. Durante a atividade, os pacientes receberam uma cartilha com orientações sobre cuidados e prevenção do câncer de mama, incluindo informações sobre o autoexame. Além da distribuição de materiais informativos, os auxiliares de humanização do Projeto Humanizar também ofereceram um gesto carinhoso: um bombom simbolizando um toque doce em um momento delicado.
Um dos destaques da ação foi a apresentação musical realizada por uma colaboradora e um violonista. Essa iniciativa não apenas proporcionou um momento de leveza, mas também reforçou a importância do apoio emocional durante o tratamento.
Letícia destacou a relevância desse tipo de ação, afirmando que o objetivo é “levar informação e calor humano aos pacientes, para que se sintam verdadeiramente acolhidos”. O evento contou com a colaboração da equipe do ambulatório do Hospital de Base, principalmente da ala 5, que é responsável pelos atendimentos em mastologia.
Ainda de acordo com Letícia, a ação de hoje se estenderá nas próximas semanas em outras unidades geridas pelo IgesDF. “Na próxima semana faremos ação semelhante no Hospital Regional de Santa Maria e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia”, conclui Letícia.
O Humanizar é um projeto que tem como madrinha a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e visa o acolhimento humanizado dos pacientes e seus acompanhantes nas unidades geridas pelo IgesDF como o Hospital Cidade do Sol, o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e as unidades de pronto atendimento (UPAs).
Com informações do IgesDF