Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão

Ao centro da imagem, Ana Luiza Confim Mendes sorri ao lado dos membros do Rotary Club de Brasília Lago Norte, após compartilhar sua inspirad...


Ao centro da imagem, Ana Luiza Confim Mendes sorri ao lado dos membros do Rotary Club de Brasília Lago Norte, após compartilhar sua inspiradora trajetória em busca da Bolsa Rotary pela Paz

Em palestra no Rotary Club Lago Norte, Ana Luiza Confim Mendes, 29 anos, compartilhou nesta segunda-feira (12) ,sua trajetória e sua candidatura à Bolsa para a Paz do Rotary, que a levará ao mestrado no Japão.

Com formação em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Luiza dedica sua carreira à promoção da paz, com experiências marcantes em voluntariado e trabalho em organizações internacionais.

Nascida em Brasília, Ana Luiza começou sua trajetória acadêmica em Comunicação Social, mas migrou para Administração, mantendo um olhar crítico voltado à diversidade e políticas públicas.

Durante a graduação, explorou temas como gênero e liderança em seu TCC, além de realizar um intercâmbio no Japão, que ampliou sua visão sobre diferenças culturais.

“Essa experiência me mostrou como ambientes diversos geram comunidades mais harmônicas”, destacou.

Sua atuação como voluntária no Comitê Nacional para Refugiados (CONAR) foi um divisor de águas. Traduzindo documentos e entrevistas de refugiados, como os do Congo, Ana Luiza mergulhou em histórias de guerra e deslocamento forçado.

“Traduzir era mais do que passar palavras de um idioma para outro; era compreender e dialogar”, afirmou. Essas vivências reforçaram seu compromisso com a paz e a justiça.

Apesar de não ter conquistado a bolsa em sua primeira tentativa, devido a critérios de elegibilidade, Ana Luiza está mais preparada este ano.

Com mais experiência profissional e voluntária, ela se diz confiante: “Estou mais animada e preparada para seguir meus sonhos.”

Sua palestra, intitulada “Bolsa para a Paz”, emocionou os presentes, que aplaudiram sua determinação.

Atualmente, Ana Luiza trabalha no Escritório das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Paz no Mundo.

Com o apoio do Rotary, ela almeja aprofundar seus estudos no Japão, contribuindo para um mundo mais justo e equilibrado.

O Sherman do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens, Luis Gustavo Kurster, disse que o Rotary contribui através da Fundação Rotária com a promoção da paz e resolução de conflitos entre os povos.

“Ana Luiza é uma cidadã do mundo, que levará a paz para aonde for”, disse, destacando que o Rotary International patrocina 130 jovens bolsistas este  ano.

“Sendo 80 ao nível de aperfeiçoamento com duração de um ano e 50 jovens ao nível de mestrado de dois anos nos cinco centros de estudos localizados na Austrália, Inglaterra e nos Estados Unidos que são aprovados pelo Rotary especializados na área de paz e resolução de conflitos entre os povos”, explicou.

Da redação do Portal de Notícias Lei e Política