Aprovada de forma unânime a recondução de Raimundo Ribeiro ao cargo de diretor-presidente na Adasa/DF pela comissão da CLDF - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Aprovada de forma unânime a recondução de Raimundo Ribeiro ao cargo de diretor-presidente na Adasa/DF pela comissão da CLDF

  A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Dis...

 


A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira, 21 de novembro, a recondução de Raimundo Ribeiro ao cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa/DF). A nomeação foi proposta pelo governador Ibaneis Rocha e prevê um novo mandato de cinco anos, com início oficial no dia 5 de novembro.


Após ser sabatinado em audiência pública, a aprovação de Ribeiro foi unânime. Agora, sua indicação se analisada pelo plenário da CLDF. Entre os parlamentares que apoiaram a recondução estavam Daniel Donizet (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Doutora Jane (Republicanos).

Durante a sessão, que integra o processo formal de designação para cargos na Adasa, os deputados ressaltaram o desempenho eficiente da agência nos últimos anos. Avanços relevantes foram destacados, especialmente na gestão e fiscalização sustentável dos recursos hídricos e energéticos.

Raimundo Ribeiro relembrou sua primeira nomeação ao posto em 2020, momento que ele descreveu como uma "missão" que acabou se transformando em uma paixão por seu trabalho. Entre as realizações do mandato atual, ele mencionou a reestruturação administrativa da Adasa, a realização de concurso público e a convocação de todos os aprovados, fortalecendo o quadro técnico da instituição.

Ao comentar seus planos para o próximo mandato, Ribeiro destacou o compromisso em completar o quadro funcional da agência, melhorar os serviços oferecidos à população e implementar medidas para evitar novas crises hídricas no Distrito Federal. Ele enfatizou que garantir o abastecimento contínuo de água para os moradores do DF é prioridade e reafirmou o compromisso da Adasa em buscar excelência no atendimento. Além disso, pontuou que há espaço para aprimorar as ações da agência, particularmente as iniciativas preventivas que consideram os impactos das mudanças climáticas em diferentes cenários possíveis.

Com uma trajetória consolidada na administração pública, Raimundo Ribeiro acumula ampla experiência como advogado da União (1993–2012), delegado do Patrimônio da União no Distrito Federal (1999–2000), professor de Legislação Tributária e Direito Administrativo (1989–2006), além de ter exercido dois mandatos como deputado distrital (2007–2010 e 2015–2018). Ele também ocupou o cargo de secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (2007–2008).

Nos próximos dias, o plenário da Câmara deve realizar a votação que determinará a continuidade ou não de sua geso à frente da Adasa. Caso seja confirmada a recondução, sua liderança permitirá o avanço técnico e a consolidação das políticas voltadas para a sustentabilidade hídrica na região.

Da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural