A capital co n t a va com apenas dois anos de existência quando Oscar Niemeyer co n c r e tiz ou as ideias do antropólogo Darcy Ribeiro e ...
A capital contava com apenas dois anos de existência quando Oscar Niemeyer concretizou as ideias do antropólogo Darcy Ribeiro e do educador Anísio Teixeira em forma de edifícios. Assim nasceu a Universidade de Brasília, conhecida como UnB entre os moradores da cidade. Hoje, a UnB é a maior instituição de ensino superior da região Centro-Oeste e uma das mais relevantes do Brasil, classificada entre as 20 melhores universidades da América Latina.
A universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional, tanto presenciais quanto a distância, abrangendo as áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Com quatro campi distribuídos pela região, localizam-se em Brasília (Campus Darcy Ribeiro), Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia), Gama (Faculdade UnB Gama) e Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), ocupando juntos uma área total de 4.787.449,13 m².
A infraestrutura da UnB é um dos grandes diferenciais da instituição, destacando-se por contar com mais de 400 laboratórios especializados, auditórios, um complexo de bibliotecas, hospitais universitários e veterinários, empresas juniores, um museu virtual, a Fazenda Água Limpa, restaurantes universitários e o complexo esportivo do Centro Olímpico. A Biblioteca Central da UnB possui o maior acervo de livros do Centro-Oeste e está em terceiro lugar no ranking das maiores bibliotecas do Brasil, atrás apenas da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo.
Da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural
.jpg)