A nova escola terá 16 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de artes, entre outros espaços | Foto: J...
A nova escola terá 16 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de artes, entre outros espaços | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
O novo prédio da Escola Classe (EC) 59 em Ceilândia será inaugurado para o ano letivo em fevereiro, com capacidade para 800 alunos do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Localizado em um terreno de 6.180 m², possui 2.550,26 m² de área construída, abrangendo 16 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios, refeitório, quadra poliesportiva e espaços para atendimento educacional.
A infraestrutura prioriza a acessibilidade, incluindo rampas, banheiros adaptados, piso tátil e placas em Braille. A segurança foi reforçada com saídas de emergência, alarmes de incêndio, extintores e mangueiras. Segundo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, as novas escolas modernas e inclusivas fortalecem a rede pública e atendem principalmente áreas de maior demanda.
Com as obras concluídas, faltam apenas limpeza e mobiliário para finalização. A região do Sol Nascente/Pôr do Sol também será beneficiada com novas unidades escolares, incluindo o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Sol Nascente, que terá três andares para atender mais alunos. Durante a construção do novo prédio da EC 59, os estudantes ocuparam temporariamente salas cedidas pelo CEM 4 de Ceilândia, sem interrupção das aulas.