A Corrida de Reis no Distrito Federal contará com uma edição histórica neste ano, oferecendo 20 mil vagas para os participantes. As inscrições para o evento estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, dia 12. - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL
A Corrida de Reis no Distrito Federal contará com uma edição histórica neste ano, oferecendo 20 mil vagas para os participantes. As inscrições para o evento estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, dia 12.
Celina Leão: "É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo ...
Celina Leão: "É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade" | Fotos: Luh Fiuza/VGDF
O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou nesta sexta-feira, 9 de janeiro, os detalhes da 53ª edição da Corrida de Reis, uma das mais tradicionais competições de rua do Brasil. Em 2026, o evento atingirá um marco histórico ao se tornaro maior de suahistória, oferecendo 20 mil vagas para atletas amadores e profissionais. As inscrições serão realizadasatravés da plataforma digital Brasil Corrida,comabertura programada para segunda-feira, 12 de janeiro, para crianças; em 14 de janeiro para pessoas com deficiência (PcD); e a partir de 16de janeiropara adultos.
Asinformações foramapresentadas em uma cerimônia noSalãoNobredoPalácio do Buriti, onde foram detalhados o percurso oficial da corrida,o esquema de segurança, a estrutura do evento,alogísticapara atletas epúblico, o impacto no trânsito e o cronograma de inscrições.
Agovernadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a relevância da Corrida de Reis como um estímulo à prática esportiva, à saúde e à inclusão social. Ela destacou que essa será a maior ediçãoda história,comatenção especialao público PcD,garantindo quetodos tenham oportunidade de participar. Celina tambémmencionou que a corrida refletevalores importantes como democracia e união,promovendointegraçãoentreosparticipantes.
Na 53ª edição,serão disponibilizadas17 mil vagas para adultos e 3 mil para o público infantil.Aprovaprincipalocorreráem 31 dejaneiro, comlargada prevista no Palácio doBuriti e chegada no estacionamento do GinásioNilsonNelson.Os participantespoderão optar por percursos de 6 km ou 10 km. Após o eventoesportivo, haveráumshowparacelebraromarco.Além disso, a Corrida Mirim está agendada para 24 de janeiro no ParquedaCidade.
CelinaLeão também destacouo crescimento constante dacorrida ao longo dos anos, ressaltando o impacto positivo da atividade física na saúde física e mental daspessoas. Segundo ela,a práticaesportivapromovequalidade de vida e contribuipara enfrentar um dos grandes desafiosdesteséculo: a saúde mental.
Detalhes da 53ª edição da tradicional prova foram anunciados nesta sexta-feira (9) no Palácio do Buriti; corrida adulta está marcada para o dia 31 de janeiro, e a mirim será dia 24 Os detalhes da 53ª edição da tradicional Corrida de Reis foram divulgados nesta sexta-feira (9) no Palácio do Buriti.Aprova adulta acontecerá no dia 31 de janeiro, enquanto a edição mirim será no dia 24.As inscrições serão realizadas por lotes, atravésda plataforma Brasil Corrida,umaestratégia para evitar sobrecarga do sistema. Confira abaixoas datas e vagas disponíveis para cada lote:
-Corrida Mirim: 12/1, às 19h – 3 mil vagas
- PcD (Pessoas com Deficiência): 14/1, às 19h – 300 vagas
- Adulto (1º lote): 16/1, às 19h – 8.500 vagas
- Adulto (2º lote): 19/1, às 19h – 8.200 vagas
Os kits para osparticipantes adultospoderão ser retirados entre os dias 27 e 30 de janeiro, das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Já os kits destinadosà Corrida Mirim estarão disponíveis nos dias 20 e 21 de janeiro, no mesmo local e horário. Informações adicionais podem serconsultadas no site da Secretaria de Esporte e Lazer.
Percurso e segurança
Acorrida será realizada nas vias N1 e S1, incluindo o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios.As interdições começarão a partir das 14h, com um planejamento voltado para minimizar os transtornos no tráfego. RenatoJunqueira, secretário de Esporte e Lazer do DistritoFederal,destacou que a Corrida de Reis marca o início do calendário esportivo da capital.Segundo ele, a preparação parao evento começou há cerca de sete meses.
O secretário ressaltou o crescimento da competição: "Os investimentos têm aumentado, assim como o número de participantes. É uma prova quecelebra os pontos turísticos e outros elementos únicos de Brasília.Temos plena certezade que será maisuma grande experiênciapara todos, desde a concentração até a chegada. Trata-sede um evento que não apenas incentiva o esporte, mas promove qualidade de vida eproporciona histórias inspiradoras,como a de casais que se conheceram durante a corrida ou pessoas que enfrentaram desafios físicoseemocionais por meiodela."
No que serefere à segurança, o coronel Carlos Melo, subsecretário de operações integradas, garantiu um reforço no policiamento das áreas estratégicas em conjunto com outros órgãos envolvidosna organização do evento. Eleexplicouquehaverá bloqueios parciaisnas vias eque toda a região central e o Eixo Monumental serão interditados a partir das16h, parapermitir o início da prova no horário previsto. À medida que os corredores concluírem o percurso, asviasinterditadasserãoliberadas gradualmente,numa operação coordenada pela Polícia Militar, Departamento de Trânsito e Departamento de Estradas de Rodagem.
Tradição
Comumahistóriamarcada porcorridas de ruadesde jovem, o medalhista olímpico Caio Bonfim destacou o impacto daCorrida de Reis na cultura esportiva de Brasília.Ele lembrou com entusiasmo:"Minhamãe foicorredoraantes desetornar marchadora. Meupai é treinador.Jáparticipei da Corrida de Reis tantoà noite quantomarchando.Agora, trazeros filhos é algo muitoespecial.Isso faz parte da essência do brasiliense que gosta de correr.Todos os finais desemana há uma corrida na cidade, mas a principal é ade Reis.Será umagrandecelebração."
Marcelo Pereira,presidente da Federaçãode Atletismo do DF,também ressaltou a tradição e relevância da prova. Ele destacou que o evento atrai atletas de todo o Brasil e atémesmo competidoresinternacionais.“Trata-se de uma corrida simbólica que unetalentosdiversos e oferece aos atletas a oportunidade de competir em nívelnacional e internacional.É um eventoque sempre beneficiao atletismo,fortalece oesporte e aproxima a comunidade brasiliense,” concluiu. Da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural