No dia 24 de fevereiro de 1998, o cantor passou a ser chamado de Sir Elton John, título destinado aos cavaleiros da Ordem do Império Britâni...
No dia 24 de fevereiro de 1998, o cantor passou a ser chamado de Sir Elton John, título destinado aos cavaleiros da Ordem do Império Britânico
Em 24 de fevereiro de 1998, devido ao trabalho de caridade e contribuição para a cultura do Reino Unido, Elton John foi condecorado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Se tornar cavaleiro é a maior honra dada pela Rainha no Reino Unido, e é destinada apenas para as personalidades que contribuíram notavelmente para a vida nacional britânica. No caso de Elton John, um fator-chave foi o fundo memorial da princesa Diana, para o qual ele levantou US$33,4 milhões com o single re-trabalhado "Candle In The Wind", que ele também cantou no funeral de Ladi Di em 1997.
Confira algumas curiosidades sobre a nomeação de Elton John como cavaleiro:
Sir Elton John
Não é à toa que Sir Elton John é tratado dessa forma. Ao ser nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico, o músico passou a receber o tratamento de “Sir”, destinado unicamente aos condecorados pela Rainha.
O título de cavaleiro determina o tratamento de Sir (em português “Senhor”) para o nome completo ou somente o primeiro nome da pessoa que é condecorada - o que aconteceu com Elton John. Além do músico, nomes como Tom Jones, Cliff Richard e Paul McCartney também receberam o título.
Cerimônia
Segundo a BBC do Reino Unido, o astro foi condecorado em uma cerimônia no Palácio de Buckingham há exatos 23 anos. “Elton Hercules John se tornou Sir Elton por seus serviços à música pop britânica e seu trabalho em arrecadar dinheiro para instituições de caridade contra a AIDS,” escreveu a matéria publicada em 24 de fevereiro de 1998.
O músico, vestido com um terno formal, levou os pais e o parceiro David Furnish para o acompanharem na cerimônia.
Desculpas da Rainha Elizabeth II
Um fato curioso do dia no qual Elton John foi nomeado cavaleiro foi a conversa que teve com a Rainha Elizabeth II. Segundo o músico, a monarca do Reino Unido se desculpou por interromper a agenda lotada do artista.
Em declaração do mesmo dia, o cantor explicou: "Ela disse que eu devia estar terrivelmente ocupado. Mas isso não é o tipo de coisa que você adia. Eu voltei de L.A. ontem e vou para a Austrália na quinta, mas de jeito nenhum eu perderia isso."
Trabalho de caridade
Após a cerimônia, Elton John refletiu sobre a condecoração, conforme noticiou a BBC: "Tive uma longa carreira e trabalhei muito. Mas acho que o ponto de virada veio em 1990, quando fiquei sóbrio e comecei a fazer algum trabalho de caridade, especialmente para o problema da Aids. O título de cavaleiro é a cereja do bolo."
Desde o final dos anos 1980, Sir Elton John é ativo na luta contra a AIDS. Após a morte de Freddie Mercury em 1991, o músico criou, em 1992, a Fundação Elton John para a AIDS, uma organização sem fins lucrativos.
Fonte Rolling Stone