Agência Apuan investe em saúde mental para evitar situações de Burnout - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Agência Apuan investe em saúde mental para evitar situações de Burnout

O Brasil ocupa a segunda posição em ranking mundial de casos de Síndrome de Burnout. Diante dessa realidade, a Apuan nada contra a maré e cr...

O Brasil ocupa a segunda posição em ranking mundial de casos de Síndrome de Burnout. Diante dessa realidade, a Apuan nada contra a maré e cria condições para manter a saúde mental da equipe

 

Desde janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout - termo resultante da combinação das palavras de origem inglesa: burn (queimar) e out (fora) e significa queimar de dentro para fora - é classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A agência de comunicação APUAN decidiu investir no acompanhamento psicoterapêutico, com o objetivo de cuidar da saúde mental da equipe e evitar ser mais uma empresa que soma casos às estatísticas desse mal, caracterizado pelo esgotamento físico, emocional e mental.

 

O casal de sócios Rafael Sants e Kevony Martins fundou a agência no final de 2019 e teve que começar a empreender em plena pandemia. Durante esse período turbulento, a necessidade de um acompanhamento psicológico era perceptível. No entanto, foi apenas no primeiro semestre de 2023 que a APUAN contratou os serviços organizacionais da psicoterapeuta Junia Mamedir.


Rafael Sants e Kevony Martins - Apuan Design - Divulgação.png

Rafael Sants e Kevony Martins - Divulgação

 

"Normalmente negligenciamos os sinais psíquicos e emocionais, então o corpo busca alertas físicos: pressão alta, sudorese, palpitação, enxaqueca, insônia, pensamentos catastróficos, distúrbios respiratórios e gastrointestinais de repetição.", ressalta a profissional de saúde, demonstrando o quanto é importante manter cuidados e atenção para contar com equipes mentalmente saudáveis. Os resultados da terapia corporativa, escolha  feita para beneficiar sua equipe, incluindo eles mesmos, permitem lidar melhor com prazos e metas restritos, a pressão por resultados e o compromisso de excelência nas entregas que têm feito a APUAN crescer num modelo incomum, mas que entrega com eficiência.


JUNIA MAMEDIR PSICOLOGA - Divulgação.png

JUNIA MAMEDIR  - Divulgação

 

A agência mantém a maior parte de suas atividades funcionando por meio do home office, permitindo o atendimento não só no Brasil, como na América do Norte, África e Europa, com colaboradores trabalhando em diferentes pontos do país. Para dar conta dos desafios de empreender no Brasil, amplamente conhecidos, e realizar os trabalhos criativos demandados numa agência que presta serviços nas áreas de Comunicação, Marketing e Design, a terapia corporativa mostrou ser uma ferramenta estratégica.

 

A psicoterapeuta Junia Mamedir comenta sobre alguns aspectos os benefícios do acompanhamento psicológico nas empresas: “Muitas vezes o indivíduo só percebe que existe algo de errado quando não consegue atingir resultados ou realizar tarefas que antes eram alcançados. Minha principal missão aqui é garantir que o bem-estar do profissional para que ele faça suas entregas, aumente sua produtividade e que aprenda a lidar com os seus próprios desafios internos.”

 

Esse é um fator de inovação da gestão da APUAN que melhora a qualidade de vida das pessoas que integram o time e, ainda, agrega possibilidades de melhores ganhos. De acordo com uma pesquisa realizada pela World Health Organization (WHO), a cada dólar (U$ 1) investido em saúde mental e bem-estar, U$ 4 são recebidos em ganhos com o aumento da produtividade.

 

“Toda a equipe participa das atividades terapêuticas que, de acordo com o tipo realizado, qualificam fluxos de comunicação interna e externa, dão suporte à saúde mental individualmente, consolidam relações profissionais e pessoais, criando um ambiente que permite executar melhor as tarefas, sem medo de experimentações e de compartilhar ideias.”, explica Rafael Sants.

 

Outro ganho das práticas acompanhadas pela psicoterapeuta vai além dos lucros, como explica Kevony Martins, um dos sócios. “Foi através de uma das sessões com a Junia que decidimos dar mentoria à pequenos empreendedores, entramos em contato com o Investe Favela - uma holding de investimentos voltada para viabilizar o potencial de empreendedores de favelas e periferias - e nos tornamos parceiros”, ressaltou Martins. Além de equipes saudáveis e produtivas, motivação para compartilhar conhecimento e horizontalizar o crescimento empreendedor.

 

Por Assessoria de Imprensa - Paó Comunicação - 61 98179-9316
Fonte Portal de Notícias Ritmo Cultural