A obra recebeu um investimento de R$ 43 milhões e t r oux e mais conforto e segurança pa r a o dia a dia de quem utiliza a via diariamente ...
A obra recebeu um investimento de R$ 43 milhões e trouxe mais conforto e segurança para o dia a dia de quem utiliza a via diariamente. As melhorias incluem a substituição completa do asfalto, a construção de redes de drenagem, ciclovias e a implementação de sinalização vertical e horizontal.
Com pistas mais seguras e trânsito mais fluido, o novo Pistão Sul é uma das grandes obras promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar a mobilidade urbana em Taguatinga. Inaugurada em setembro do ano passado, a reforma abrange uma extensão total de 10,8 km (em ambos os sentidos), por onde trafegam diariamente mais de 60 mil motoristas, incluindo aqueles que se deslocam de cidades vizinhas como Águas Claras, Arniqueira, Riacho Fundo I e II, Vicente Pires e Ceilândia. O local também é um polo comercial relevante, reunindo negócios de diversos setores que atraem moradores de todas as regiões do Distrito Federal.
Executados por empresas contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), os trabalhos geraram cerca de 130 empregos diretos e indiretos desde o início das atividades em 2023. De acordo com o governador Ibaneis Rocha, essa via é essencial não apenas para quem vive em Taguatinga, mas também para todos que transitam pela Região Sul do DF. Ele destacou a importância da integração que a rota oferece para motoristas provenientes de locais como Recanto das Emas e Riacho Fundo, facilitando o acesso às rodovias Estrutural e EPTG.
Na primeira etapa da intervenção, foi ampliada a capacidade do viaduto sobre a linha do metrô. Segundo Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER-DF, o acostamento foi transformado em uma terceira faixa, aumentando a capacidade de circulação em resposta ao número elevado de veículos na via. Além disso, ajustes estruturais eliminaram estreitamentos no acesso ao viaduto, permitindo três faixas contínuas e mantendo a segurança dos pedestres.
Outra parte relevante da obra foi a construção da ciclovia, implantada ao longo de toda a extensão do Pistão Sul e localizada no canteiro central, com estrutura segregada para evitar interferências no trânsito de veículos e garantir a segurança dos ciclistas. A via também ganhou nova sinalização e gradis em determinados trechos. A ampliação contemplou ainda uma faixa adicional de rolamento nos dois sentidos, reduzindo os gargalos no trânsito.
A segunda fase dos trabalhos envolveu a reconstrução completa do pavimento. O asfalto antigo foi substituído, com reforço estrutural em áreas críticas que exigiram escavações de até um metro de profundidade. De acordo com Cavalcante, essa restauração completa deve garantir uma durabilidade mínima de dez anos sem a necessidade de intervenções futuras.
Além do Pistão Sul, o DER-DF também realizou melhorias no Pistão Norte. Nesse trecho, onde não era necessária uma reconstrução total da via, foram feitos reparos localizados e aplicado micro revestimento asfáltico nos dois sentidos, resultando em superfícies renovadas e maior conforto aos motoristas.
Essas ações atenderam a uma antiga demanda da população local. Renato Andrade, administrador regional de Taguatinga, destaca que as intervenções têm contribuído para desobstruir o trânsito na região, eliminando buracos e melhorando significativamente o fluxo. Ele acredita que as melhorias na infraestrutura também têm incentivado o crescimento do comércio local e atraído consumidores de outras áreas do DF. Segundo Andrade, com mais de 40 mil empresas ativas gerando cerca de 500 mil empregos em uma cidade com aproximadamente 220 mil habitantes, essas mudanças consolidam Taguatinga como um importante eixo econômico.
O professor Lauro César Pereira, morador da região e frequentador das vias melhoradas pelo GDF, relata que tem notado impactos muito positivos na fluidez do trânsito após as reformas realizadas no Pistão Sul e no Pistão Norte.