Estudantes da rede pública vivenciam experiência especial durante visita ao Autódromo de Brasília - PORTAL DE NOTÍCIAS RITMO CULTURAL

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Estudantes da rede pública vivenciam experiência especial durante visita ao Autódromo de Brasília

C rianças entre 10 e 12 anos p a rti c i pa r am de um a e xper i ê n ci a inesqu e c í vel nes t a s e xt a -feira (28) , no Autó d r ...


Crianças entre 10 e 12 anos participaram de uma experiência inesquecível nesta sexta-feira (28), no Autódromo Internacional de Bralia. Após sua reinauguração, ocorrida na quinta-feira (27) devido às melhorias estruturais promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o complexo foi reaberto para um público especial: cerca de 300 estudantes das escolas CEF 2, da Estrutural, e EC 25, de Ceilândia.


Esses jovens tiveram a oportunidade de acompanhar os treinos da Stock Light e da Stock Car, competições que serão realizadas oficialmente no sábado (29) e domingo (30). Além disso, participaram de atividades educativas voltadas a conectar as crianças ao universo do automobilismo. Foi uma experiência única para muitos, especialmente por ser a primeira vez que conheceram o ambiente de um autódromo, fechado por quase 12 anos.

De acordo com Camila Melo, CEO do Instituto Stock, essa iniciativa começou na quarta etapa do campeonato, realizada em Curvelo, Minas Gerais, e segue sendo um sucesso. "É uma ação social que impacta na autoestima e cidadania das crianças. Quando visitam o autódromo pela primeira vez, elas se deparam com sonhos, possibilidades e profissões que o além das corridas em si. Algumas são fãs de automobilismo e nunca tiveram essa oportunidade antes", explicou. Em Brasília, o número de participantes foi o dobro das etapas anteriores graças à parceria com o Instituto BRB.

A emoção e o encantamento marcaram a visita ao autódromo. Os estudantes puderam explorar toda a estrutura renovada; o local recebeu um novo asfalto em seus 5.384 metros de pista, além de boxes e arquibancadas temporários instalados para comportar os eventos do fim de semana, que poderá atrair até 30 mil pessoas por dia.

O evento começou às 14h com atividades organizadas pelo DER-DF e o Detran-DF, focadas em segurança no trânsito. Graziela Piloni, chefe da Campanha Educativa de Trânsito, destacou a importância da ação: uma chance de promover educação para o trânsito em um ambiente que gera tanto entusiasmo nas crianças. Elas levam esse aprendizado para casa e se tornam futuros condutores mais conscientes."

Após as atividades educativas, o ponto alto foi assistir aos treinos e interagir com os pilotos. As crianças vibraram ao ouvir o som dos motores e assistir à habilidade dos atletas nas curvas do circuito. Para muitos, foi também momento de colecionar autógrafos e tirar fotos com seus ídolos.

Ana Laura Ferreira, de 11 anos, conseguiu cinco assinaturas para seu boné e o escondeu a satisfação: "Achei maravilhoso. Nunca tinha ido a um autódromo antes, só via corridas pela TV. É muito bom estar aqui." Lucas Daniel Cruz, 10 anos, emocionou-se ao participar: "É minha primeira vez. Ver uma corrida tão incrível como essa, com os carros acelerando e contornando a pista, foi muito especial." Eduardo Pires, também de 11 anos, destacou o valor educativo do dia: "Aprendemos bastante nas aulas do Detran. Estou achando tudo muito legal e o autódromo é lindo!"

Os pilotos também se emocionaram com a participação das crianças. Para Allam Khodair, estar de volta ao Autódromo Internacional de Brasília teve um peso especial. "Minha primeira vitória na Stock Car foi aqui em 2009. Brasília é um local cheio de história no automobilismo, com patrocinadores fortes e um público apaixonado. É uma pista excepcional, a maior do Brasil e uma das mais interessantes do mundo. É maravilhoso ver essa reabertura acontecendo", celebrou.

A experiência não apenas aproximou as crianças do automobilismo como também plantou novas sementes de inspiração e sonhos entre aqueles que participaram dessa ação inédita no coração da capital brasileira.
Ana Laura Ferreira, de 11 anos, aproveitou o momento para colecionar cinco autógrafos em seu boné enquanto demonstrava toda a empolgação. "Estou achando tudo incrível! Nunca havia vindo a um autódromo, só assistia às corridas na TV. Estar aqui é uma experiência maravilhosa."

Também entusiasta do automobilismo, Lucas Daniel Cruz, de 10 anos, o escondeu a alegria de visitar o autódromo pela primeira vez. "É tudo muito emocionante! Ver essa corrida tão incrível, os carros acelerando e completando o circuito... estou encantado." Da mesma forma, Eduardo Pires, de 11 anos, destacou o aprendizado nas diversas oficinas oferecidas. Ele comentou sobre as atividades: "Achei tudo muito bom. Aprendemos bastante sobre o Detran, tivemos aulas e assistimos a apresentações." Encantado, Eduardo também elogiou o local: "O autódromo é realmente muito bonito."

A oportunidade de tirar fotos e conseguir autógrafos com os pilotos foi outro destaque especial para as crianças. Muitos corredores também se emocionaram com a troca de experiências. O piloto Allam Khodair ressaltou a importância de inspirar os mais jovens: "Correr faz parte do objetivo, mas deixar um legado de inspiração e aprendizado é o mais gratificante." Ele ainda celebrou com entusiasmo a reabertura do espaço: "Para mim, isso é ainda mais especial porque conquistei minha primeira vitória na Stock Car aqui em 2009. Brasília, como capital do Brasil, tem uma força enorme — tanto histórica quanto de patrocinadores. A pista daqui é simplesmente espetacular, uma das mais interessantes do mundo. Receber Brasília novamente no circuito é uma grande alegria."

No último fim de semana, o público que teve acesso aos ingressos distribuídos gratuitamente através do Banco de Brasília (BRB) e da organizadora Vicar de acompanhar as emoções da etapa principal da 11ª fase da Stock Car e da 6ª etapa da Stock Light. As atividades começaram no sábado (29) com treinos oficiais e corridas curtas das respectivas categorias. Já no domingo foi realizada a grande disputa principal.

Na competição Stock Light, o campeão — e possível futuro piloto da Stock Car — seria definido. na Stock Car, a etapa de Brasília determinou os competidores que disputarão o título em dezembro no Autódromo Internacional de Interlagos, o Paulo.

Após quase 12 anos fechado, o complexo reabriu reformado para o público. Cerca de 300 alunos das escolas CEF 2 da Estrutural e EC 25 de Ceilândia estavam entre os privilegiados que pisaram pela primeira vez na pista restaurada. A reforma inicial recebeu um investimento de R$ 60 milhões e centrou-se no aprimoramento da pista para competições oficiais. O asfalto foi completamente refeito usando a tecnologia gap graded, aplicada também no Autódromo de Interlagos. Esse tipo de pavimento proporciona maior aderência, previne deformações permanentes e oferece alta durabilidade, estimada em 20 anos.

Mantendo o traçado original elogiado por sua inovação , algumas adaptações foram feitas para atender diferentes categorias esportivas. Agora com 5.384 metros de extensão e seis possíveis configurações (ts principais), o autódromo passou a ter novas curvas, totalizando 16, além de inovações como uma chicane antes da reta final e uma curva principal inclinada em cinco graus.

A reforma englobou avanços técnicos significativos em terraplanagem e drenagem, além de melhorias no paisagismo da área. Para 2026 está prevista a entrega definitiva dos boxes (40 ao todo), do kartódromo homologado para competições e do centro médico. Em uma etapa futura, o Racing Center será inaugurado com novas instalações como lojas de autoveis e equipamentos esportivos, espaços dedicados a eventos e um Museu do Automobilismo.

Desse modo, o autódromo renovado promete consolidar sua posição como um marco importante no cenário esportivo nacional e internacional.

Da redação do Portal de Notícias Ritmo Cultural